Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Empreendedores do futuro

Notícias 23 de maio de 2017

Núcleo de Jovens Empreendedores da Acirp comanda a terceira turma da escola de empreendedorismo para adolescentes “Sempre em Frente”

Ser o dono do seu próprio negócio, ter uma ideia inovadora, tirar os projetos do papel e dar vida à um negócio. O sonho de empreender não é uma exclusividade da vida adulta, muitas crianças e adolescentes apresentam já na trajetória escolar a dedicação, o empenho e a força de vontade necessários para ser um empreendedor de sucesso.

Para que tais características sejam estimuladas e ainda adicionar doses de conhecimento e de muita inspiração, o Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp) criou o projeto “Sempre em Frente”.

A escola de empreendedorismo para adolescentes entre 15 e 18 anos oferece a oportunidade de contato direto com empreendedores, que têm muito a ensinar. Conhecer a visão de quem passou pelos processos de montagem de uma empresa, desenvolvimento de produtos ou mesmo acompanhar a história de desafio vividas por nomes hoje considerados de sucesso, são formas de mostrar para esses estudantes que empreender é possível.

Em sua terceira turma, o projeto “Sempre em Frente” conta hoje com 28 alunos, todos estudantes do ensino médio da escola técnica Philadelpho Gouvêa Netto e dos projetos sociais do Iscei - Instituto Sócio Cultural e Esportivo Ielar e Adra Brasil.

“O projeto tem como maior objetivo ampliar a visão dos jovens em relação ao mercado de trabalho, mostrando as diversas formas de empreender. Tudo através de muitas atividades práticas e contato com empreendedores da região, que apresentam suas experiências para a turma”, explica Diego Mendonça, membro no NJE e líder do projeto “Sempre em Frente”.

No “Sempre em Frente” a ideia é incentivar o empreendedorismo, porém com embasamento teórico e prático para que os alunos possam saber se estruturar diante dos sonhos e oportunidades da vida. Para isso, a grade de atividades, organizada por um grupo de integrantes do NJE, conta com aulas, palestras e dinâmicas de desenvolvimento de projetos de empresas.

As aulas acontecem aos sábados das 9h às 16h, totalizando 10 aulas ao ano. Além de conteúdos teóricos e atividades práticas ministradas por mais integrantes do NJE, os alunos também assistem palestras de nomes de destaque na área do conteúdo abordado em sala. Já passou por lá empreendedores como Rogério Gabriel (Grupo Prepara), Daniel Rodrigues (CCLi Consultoria Linguística), Marcelo Lorencin (Shift Consultoria), dentre outros.

Para o atual diretor do NJE, Flávio Alves, o “Sempre em Frente” tem entre seus diferenciais, tratar sobre assuntos que fazem toda a diferença na vida empreendedora, mas que na vida adulta são deixados de lado por muitos. “O Sempre em Frente não só busca capacitar os jovens para o mercado de trabalho, mas também transmite valores como respeito, ética e meritocracia. Valores esses tão esquecidos hoje em dia”, ressalta.

O “Sempre em Frente” é um dos projetos com a assinatura do Núcleo de Jovens Empreendedores que vem se destacando pelo forte compromisso de disseminar a cultura empreendedora entre os adolescentes.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE