Seis empreendedores de Jundiaí foram homenageados nesta semana como finalistas do 1º Prêmio Inovação, realizado pela Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí em parceria com o Grape Valley. A cerimônia ocorreu no Teatro Polytheama, durante o Café Show, que contou com a presença de João Branco e do grupo Os Mentalistas.
Os finalistas, que se destacaram por suas soluções inovadoras para problemas enfrentados em suas empresas, foram premiados nas categorias MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa) e EPP (Empresa de Pequeno Porte).
Os vencedores de cada categoria receberam troféus, enquanto os segundos colocados levaram placas, entregues pela presidente da ACE, Leandra Maia Diniz, e pelo especialista Alexandre Borin, representante do Grape Valley, uma comunidade de inovação que reúne mais de 800 membros em Jundiaí.
Leandra destacou que inovar não é necessariamente criar algo extraordinário, mas sim melhorar processos existentes. “A ACE, em parceria com o Grape Valley, realizou este prêmio para mostrar que a inovação está ao alcance dos empreendedores locais, incentivando-os a trazer mudanças significativas para suas empresas e obter bons resultados", afirmou.
Alexandre Borin complementou, enfatizando que a premiação busca fomentar a cultura da inovação entre os empresários da cidade e mostrar que inovar não é difícil nem necessário grandes ideias. “Quem ganhou está sendo reconhecido por ter tido uma solução inovadora para problemas reais”, disse.
Na categoria MEI, Isabela Cardoso, da Moving Hearts, foi a grande vencedora com o canal criado para a compra de presentes e brindes sustentáveis e solidários, que revertem renda para diversas causas, através de entidades respeitadas da cidade. “O propósito principal da empresa é trazer um olhar mais empático das pessoas para o mundo à nossa volta. Fazemos isso através de brindes e presentes, que conectam pessoas com as causas”, disse. “Fico muito grata por ter este reconhecimento. O dia a dia de uma empreendedora não é fácil e um prêmio assim é um estímulo.” O segundo lugar ficou com Natan Vianna, do Instituto Korpo.
Orlinda Silva, da Celeti Educação e Cultura na Maturidade, levou o troféu na categoria Microempresa por conta da ampliação do atendimento para novos polos e a oferta de aulas online, permitindo maior flexibilidade e inclusão de mais alunos, independentemente de sua localização ou capacidade de mobilidade. “Descobri que era empreendedora em 2022, com o apoio da ACE, e desde então tenho aprendido muito. Este prêmio simboliza nossa dedicação ao acolhimento dos idosos e à ressignificação dessa fase difícil da vida", disse. Denise Auxiliadora da Silva, da Environmental Logística Reversa Ltda, foi premiada com o segundo lugar.
Na categoria Empresa de Pequeno Porte, o vencedor foi Milton Flávio de Macedo, da Aura Indústria e Comércio de Aparelhos Médicos Eletrônicos, que apresentou como solução inovadora um capacete que permite ao tetraplégico navegar na internet. O capacete utiliza tecnologia de navegação inercial de drone, que detecta os movimentos da cabeça e move um mouse no computador utilizando inteligência artificial e reconhecimento de fala. "Essa inovação muda a vida de quem passa o dia olhando para o teto e permite o acesso ao mundo digital." O empreendedor Rodrigo Silva, da Help Marketing Digital, ficou com o segundo lugar.
Os vencedores foram selecionados por uma banca composta por especialistas indicados pelo Grape Valley: Alexandre Borin Cardoso, Andrea Miom, Artur Marques Jr, Camila Virillo, Jesse Guimarães e Wagner Davanso.
Além de troféu e placa, os vencedores do
1º Lugar participarão da gravação de um episódio do ACE Cast e receberão uma consultoria especializada na área de inovação e gestão empresarial com o Sebrae. Já os que ficaram em 2º Lugar, além da placa, ganharão a consultoria especializada na área de inovação e gestão empresarial.