Inovação, networking e gestão competente são alguns requisitos para o sucesso de um empreendedor, segundo Cris Arcangeli, durante o Café Show realizado pela Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, nesta terça, no Teatro Polytheama.
O Café Show foi realizado para um público estimado em 900 pessoas e durante a abertura o presidente, Mark William Ormenese Monteiro, falou da importância do evento para os empreendedores e da representatividade da Associação Comercial na cidade. “A Associação tem uma trajetória centenária. Quando olhamos para a história e para o passado, percebemos o quanto a entidade é importante e luta para o empresário”, disse. “O nosso objetivo principal é fomentar os negócios e quando a gente oferece educação diferenciada, traz informação inteligente ou faz eventos desta grandeza, entendemos que estamos no propósito correto.”
O presidente explicou que a gestão da entidade gosta de ouvir o associado e entender suas necessidades e por isso a ACE lançou recentemente um novo projeto, que apoia os empreendedores por meio de Núcleos Empresariais. “Já temos cinco núcleos, que se reúnem mensalmente para dialogar sobre dificuldades, dores e buscar ações para desenvolver cada setor.”
Depois de o presidente explicar o propósito do projeto, os bailarinos que fazem parte do Núcleo Empresarial de Dança da ACE Jundiaí apresentaram a coreografia “Filhas de Atena: Deusa da Sabedoria”.
A empresária Cris Arcangeli subiu ao palco na sequência. Conhecida como uma das apresentadoras das primeiras temporadas do Shark Tank Brasil, disse, durante a palestra Empreendedorismo e Gestão 4.0, que o sucesso é uma mistura da inovação, futurismo e eventos como este Café Show realizado pela ACE. “Parabéns por esta oportunidade que vocês estão oferecendo aos empreendedores”, disse.
Durante sua palestra, Cris reforçou sobre a importância da inovação para as empresas, citando o seu exemplo de mercados cruzados, como o uso de homeopatia como cirurgiã dentista (saúde) para criar o primeiro shampoo de produtos naturais do país (cosmética) na Phytoervas, sua primeira empresa criada em 1986 a partir de uma batedeira de padaria. Muitos anos e várias empresas depois, ela voltou ao caso com a mistura de alimento (nutrição) com elementos de colágeno (saúde) na Beauty In. “A inovação te dá a licença poética de começar pequeno, mas diferente”, disse observando que a inovação está nas ruas e não atrás do computador.
Ao longo da palestra Cris Arcangeli deu vários insights práticos para os empreendedores presentes e citou sete passos importantes para o crescimento dos negócios:
Mulher Empreendedora
Após a palestra, Cris Arcangeli, juntamente com a vice-presidente, Leandra Maia Diniz, a diretora Michela Farina e o presidente Mark premiaram as vencedoras do 2º Prêmio Mulher Empreendedora da ACE.
A vencedora em 1º Lugar, na categoria MEI, foi Beatriz Gomes Emerice. O 2º lugar ficou com Evaina Mariza de Souza e o 3º Lugar com Patrícia de Oliveira Santos Gonçalves. Na categoria ME-Pequenas Empresas, foram premiadas Jaqueline Aparecida Ghizzi Silva (1º Lugar), Pamela Regina Marcelino (2º Lugar) e Orlinda Aparecida da Silva o (3º Lugar).
Leandra parabenizou as vencedoras e todas as participantes do Prêmio, com suas histórias com o empreendedorismo. “Lendo as histórias enviadas percebemos o quanto a Associação está cumprindo o seu papel. Parabéns a todas.”
O evento teve patrocínio do Grupo Lucchini, Maislaser , Revitalize-se e Vilage Marcas e Patentes, e apoio da Art Med, Biológico Análises Clínicas, Casa do Construtor, Colégio Elíseos, Delphos, Império dos Cachos, Madeiranit, Monteiro & Valente Advogados Associados, RS Café, Sicoob Integrado e SFX Solar.