Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Encontro promovido pelo DNI-ACIF atrai mais de cem empresários

Notícias 18 de junho de 2019

Com a participação de especialistas da Euromonitor, evento abordou sobre as dez principais tendências globais de consumo de 2019; mercados de café e calçado tiveram destaque

 

Mais de cem empresários estiveram hoje, na sede da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), para acompanhar uma exposição da Euromonitor - principal fornecedora independente de pesquisa de mercado estratégica do mundo – sobre as dez principais tendências globais de consumo de 2019. Na oportunidade, a gerente sênior de contas da Euromonitor Internacional, Marina Schwartzman, falou sobre o contexto do cenário internacional, comportamento e motivação dos consumidores e sobre como o mercado tem respondido às demandas.

“O ‘Consumidor consciente’ de hoje é flexível e escolhe de acordo com a ocasião. O posicionamento ético, que costumava ser domínio de fabricantes de nicho, está sendo dotado por empresas convencionais através de alternativas voltadas ao bem-estar entre os produtos que já estão no mercado”, afirmou Schwartzman. Para exemplificar como a atuação deste ‘Consumidor consciente’ deverá impactar o mercado, Schwartzman abordou o crescimento do movimento pró veganismo e vegetarianismo, no mundo.

“Preocupações sobre o bem-estar animal evoluirão ainda mais e chegarão a outros setores além de alimentação, beleza e moda, como produtos de limpeza, decoração, ração animal, entre outros. O significado de um negócio responsável está mudando, exigindo que as empresas melhorem os padrões mínimos de bem-estar animal até para os produtos mais comuns”.

Além do panorama global do consumo no varejo, o encontro contou com o aprofundamento em dois temas: café e calçado. Dois especialistas da Euromonitor participaram, de forma virtual, do encontro e fizeram importantes considerações sobre estes mercados. Para o presidente da ACIF, o evento surtiu o efeito esperado.

“Tivemos uma excelente adesão por parte dos empresários e, o que eu vejo, é o início de um trabalho consistente de abertura de mercado”, disse. “Temos, na ACIF, o Departamento de Negócios Internacionais que foi implantado para auxiliar nessa relação da cidade com o mercado exterior e investimos em excelentes ferramentas, como a Euromonitor. De forma gratuita, nossos associados estão tendo acesso ao acompanhamento de especialistas e serviços de qualidade que os auxiliarão no processo de internacionalização.”

Os participantes do encontro também se mostraram satisfeitos com o conteúdo apresentado. “O evento foi muito bom, repleto de conteúdo e informação. Eu sabia da existência do Departamento de Negócios Internacionais da ACIF, mas não sabia sobre toda esta estrutura e contribuição que ele pode oferecer aos empresários em prol da promoção da Região”, afirmou Liliane Matos Ferreira, representante comercial da Travelex Bank. “Conhecer essas ferramentas de inteligência é algo importante, que vai ajudar, muito, as empresas a terem melhores percepções sobre os mercados em que atuam”, completou Raquel Bastos de Oliveira, que participou do encontro pela MCassab.

 

Sobre o DNI-ACIF

O Departamento de Negócios Internacionais da ACIF é um facilitador de oportunidades de internacionalização e geração de negócios. Seu objetivo é oferecer aos empresários instrumentos para o seu desenvolvimento internacional e contribuir para que Franca seja, cada vez mais, reconhecida internacionalmente pelos atributos de sua diversificada economia produtiva. Entre em contato pelos telefones 3711-1711 / 9 8181-3534 ou 9 8100-9959.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE