Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Entidades apresentam manifesto público sobre Planejamento Urbano para Sorocaba

Notícias 22 de maio de 2019

Documento foi entregue ao prefeito municipal, José Crespo, e ao presidente da Câmara, Fernando Dini 

Unidos em defesa dos interesses da comunidade e no cumprimento de suas responsabilidades sociais e técnicas, como instituições civis, o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS), com o apoio da Associação Comercial, do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e do Instituto Defenda Sorocaba, apresentaram um manifesto público sobre Planejamento Urbano para a cidade. 

O documento, apresentado pelos representantes das entidades em coletiva de imprensa realizada nesta semana no auditório da Associação Comercial, pede uma reflexão sobre os caminhos para o crescimento sustentável da cidade, além da criação de um novo Plano Diretor e revisão de projetos de obras. 

De acordo com Sandra Lanças, representante do AEAS, o manifesto vem para delinear novas diretrizes de Políticas Públicas, para que a população ganhe melhorias. 

Em relação a qualidade de vida dos sorocabanos, Maria do Carmo Soeiro, presidente da IAB, esclarece que o Planejamento Urbano deve visar benefícios para a população de um modo geral. “Nós não queremos prejudicar o crescimento da construção civil na cidade. Porém, é necessário fazer um diagnóstico com especialistas, antes de iniciar os projetos”. 

O manifesto, entregue para o prefeito de Sorocaba, José Crespo, e ao presidente da Câmara Municipal, Fernando Dini, alerta para os perigos socioambientais do crescimento desordenado, alta taxa de urbanização e redução das áreas verdes. Para as entidades, o Plano Diretor deve prever a garantia de que as administrações, independente de partidos, darão continuidade naquilo que foi planejado como essencial para o munícipio. As cidades de Maringá, Curitiba e Piracicaba foram citadas como exemplos a serem seguidos. 

Entre as propostas apresentadas estão que a Prefeitura realize uma revisão dos projetos de obra que estão vindo a público e aqueles em estudo, com o auxílio de um grupo técnico de alto nível; um novo Plano Diretor baseado em uma política de Desenvolvimento Urbano, sendo um Plano Diretor voltado para as novas gerações e não para as próximas eleições. 

Para Sérgio Reze, presidente da Associação Comercial e do Instituto Defenda Sorocaba, o manifesto é um sinal de alerta para os desejos e anseios do futuro. “Estamos à disposição do poder público para auxiliar na elaboração de um planejamento efetivo para a cidade. O Plano Diretor deve ser um instrumento de política de crescimento e não de favorecimento”. 

“O manifesto não é contra o poder público e a nenhuma autoridade ou gestão. Não somos contra o desenvolvimento. Somos contra o desenvolvimento desordenado. O momento exige uma pausa para organizar e que entidades se reúnam para contribuir com o desenvolvimento da cidade”, ressalta Erly Domingues de Syllos, diretor titular do CIESP Sorocaba. 

Syllos faz ainda uma reflexão: “o que queremos para Sorocaba daqui 50 anos? Não devemos planejar somente o próximo ano, mas sim, elaborar um planejamento a longo prazo. Junto com o progresso há problemas, que nós devemos estar preparados para enfrentá-los da melhor forma possível”, finaliza. 

Informações para a imprensa:

Larissa Costa – Assessora de Imprensa

(15) 3331-1003 / (15) 98146-7182 (WhatsApp)

comunica@acso.com.br

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE