Um novo encontro reuniu diversas entidades representativas da sociedade civil em busca de soluções para o resgate do Centro de Sorocaba. A segunda reunião do grupo, que foi formado em maio, foi realizada na tarde de segunda-feira (19) na Athon Ensino Superior.
Novos membros juntaram-se ao grupo, representando instituições de alta relevância para a cidade, como a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte e a Fundec.
Para o vice-presidente da ACSO, Dr. Nilton Silva Cezar Jr., cabe ao Poder Público a responsabilidade de resolver estes problemas, por outro cabe às entidades que estão próximas da realidade do Centro o papel de assessorar as autoridades.
“Nosso grupo tem o propósito de reunir informações, demandas, propostas e manifestar o apelo de milhares de sorocabanos, dos mais diversos ramos de atuação, que são representados pelas entidades aqui reunidas. Assim, damos voz a todos que sonham com um Centro verdadeiramente revitalizado e pulsante“, explica o vice-presidente da ACSO.
Manifesto
O grupo de entidades tem o objetivo de levantar demandas em comum nas áreas de Infraestrutura e Segurança, a fim de resgatar a região central como importante polo econômico, cultural e habitacional.
O primeiro encontro, realizado em maio, resultou em um manifesto com demandas e propostas para o Centro assinado pelas seguintes entidades: Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), Associação dos Rotarianos de Sorocaba (AROS); Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (ASAC Sorocaba); Athon Ensino Superior; Câmara Municipal (representada pelo vereador Ítalo Moreira); Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE); Clube 28 de Setembro; Conselho Maçônico de Sorocaba; Conseg Centro-Sul; Fundação Ubaldino do Amaral (FUA); Sincomercio Sorocaba; Sindcomerciarios e Sindicato dos Hotéis, Bares e Similares de Sorocaba (Sinhores Sorocaba).
Alguns dos problemas apontados pelas entidades são a pouca iluminação, que favorece a criminalidade; o trecho entre as ruas Francisco Scarpa e Padre Luiz, que se tornou ponto de tráfico de drogas - mesmo problema observado na regiao da Praça da Bandeira; furtos que ocorrem com muita frequência em estabelecimentos comerciais na Rua da Penha; falta de higiene e proliferação de ambulantes em diversas ruas do Centro, como Braguinha, Barão do Rio Branco, Benedito Pires e a lateral do Mercado Municipal.
Conquistas recentes foram lembradas, como a iluminação LED em importantes vias do Centro. São melhorias que apontam o rumo almejado para a região.
O manifesto foi encaminhado ao Executivo municipal e às polícias Civil e Militar. O grupo aguarda retorno e providências, além de colocar-se à disposição para traçar soluções em conjunto
Sobre a Associação
A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.
Redes sociais:
Facebook ACSO: /acsorocaba
Facebook Conselho da Mulher Empreendedora: /cmecsorocaba
Facebook Clube de Compras: /clubedecomprasacso
Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL
Instagram ACSO: @acsorocaba
Instagram Clube de Compras: @clubedecomprasacso
Instagram Conselho da Mulher Empreendedora: @cmecsorocaba
Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba
Twitter: @acsorocaba
Canal no Telegram: t.me/acsorocaba
Site: www.acso.com.br