Diversas entidades da sociedade civil organizada sorocabana se reuniram na tarde de segunda-feira (22) para somar forças na busca por soluções para o Centro da cidade. O objetivo do grupo de trabalho é levantar demandas em comum nas áreas de Infraestrutura e Segurança, a fim de resgatar a região central como importante polo econômico, cultural e habitacional.
A convite da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), reuniram-se as seguintes entidades: Associação dos Rotarianos de Sorocaba (AROS); Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (ASAC Sorocaba); Athon Ensino Superior; Câmara Municipal (representada pelo vereador Ítalo Moreira); Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE); Clube 28 de Setembro; Conselho Maçônico de Sorocaba; Conseg Centro-Sul; Sincomercio Sorocaba; Sindcomerciarios e Sindicato dos Hotéis, Bares e Similares de Sorocaba (Sinhores Sorocaba).
A reunião ocorreu na Athon Ensino Superior em busca de soluções para problemas antigos, como explica Hygor Duarte, presidente da ACSO. “Temos buscado incessantemente trazer mais segurança. Visitamos todas as polícias, a Secretaria de Segurança Pública, estamos tendo bastante apoio, mas ainda falta muito para que o Centro se torne de novo atraente. Mas nós acreditamos na força da união de todos em prol da comunidade”, afirma.
Alguns dos problemas apontados pelas entidades são a pouca iluminação, que favorece a criminalidade; o trecho entre as ruas Francisco Scarpa e Padre Luiz, que se tornou ponto de tráfico de drogas - mesmo problema observado na regiao da Praça da Bandeira; furtos que ocorrem com muita frequência em estabelecimentos comerciais na Rua da Penha; falta de higiene e proliferação de ambulantes em diversas ruas do Centro, como Braguinha, Barão do Rio Branco, Benedito Pires e a lateral do Mercado Municipal.
Conquistas recentes foram lembradas, como a iluminação LED em importantes vias do Centro como 7 de Setembro e Dr. Álvaro Soares. São melhorias que apontam o rumo almejado para a região.
Dentre as situações discutidas estão o baixo efetivo da Polícia Militar na cidade e possibilidades de busca de financiamento internacional para projetos de revitalização do Centro, como explica o vereador Ítalo Moreira.
“Eu acredito que vale a pena lutar pela modernização do Centro. Isso pode ser feito com um financiamento internacional, por exemplo, com bancos que têm taxas de juros menores que do BNDES. Poderia ser feito um projeto de Cidade Inteligente, com câmeras de monitoramento, isso passa por colocar iluminação LED em todo o Centro e revitalização dos prédios históricos, com o Mosteiro de São Bento, que tem um potencial turístico grande”, afirma.
O grupo prevê reuniões mensais para discutir e articular melhorias. “Fica o convite a todas as entidades interessadas na melhoria do Centro que juntem-se a nós nesta iniciativa, pois ganham todos, empreendedores, consumidores, cidadãos e a própria cidade”, conclui Hygor Duarte
As reivindicações do grupo serão documentadas e formarão um manifesto em conjunto a ser entregue ao Poder Público.
Sobre a Associação
A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.
Redes sociais:
Facebook ACSO: /acsorocaba
Facebook Conselho da Mulher Empreendedora: /cmecsorocaba
Facebook Clube de Compras: /clubedecomprasacso
Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL
Instagram ACSO: @acsorocaba
Instagram Clube de Compras: @clubedecomprasacso
Instagram Conselho da Mulher Empreendedora: @cmecsorocaba
Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba
Twitter: @acsorocaba
Canal no Telegram: t.me/acsorocaba
Site: www.acso.com.br
Assessoria de Imprensa – Pedro Carlos Leite
(15) 98134-0553