A ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) e o Uni-Facef promoveram na noite desta quinta-feira, 13, a formatura dos alunos da 2ª e 3ª turma da Escola Prática de Negócios. Aprovado pelo MEC (Ministério da Educação), o curso de extensão é voltado à gestão empresarial e pode ser cursado por graduados e não graduados no Ensino Superior. No primeiro caso, o aluno recebe certificado em pós-graduação e, no segundo, de conclusão de curso, como explica o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto.
“A ACIF oferece muitas qualificações de curto e médio prazo, mas a Escola Prática de Negócios é nosso projeto mais audacioso por ser um curso estruturado em parceria com o Uni-Facef, com o aval do MEC e que consegue se fazer democrática no sentido de que todos os associados poderem cursar”, afirmou.
Para o reitor do Uni-Facef, José Alfredo Machado Neto, a experiência mostrou-se positiva. “Através da Escola Prática de Negócios, pudemos aceitar em nossos cursos de especialização pessoas que não tinham tido a oportunidade de fazer um curso superior e o resultado foi além de nossas expectativas. Não apenas pela vontade que os alunos demonstraram em aprender, mas pela experiência trocada em sala de aula e todo o networking que acontece”, disse.
O coordenador da Escola Prática de Negócios, o doutor Silvio Carvalho Neto, reforça a importância desta troca durante o curso. “Vemos que o grande diferencial deste curso é a troca de experiência. Cada um dos alunos tem a sua vivência, a sua prática empresarial e, naquele espaço, coordenado por um docente, apoiado por um projeto pedagógico, eles começam a discutir o que eles já fazem e descobrem novas perspectivas.”
O sócio proprietário da Casem - Casa das Embalagens, Clodoaldo Faleiros, foi um dos formandos e contou sobre como a Escola Prática de Negócios impactou sua empresa. “Para mim, foi um aprendizado muito grande e impactou muito a maneira como a gente enxerga nosso próprio negócio. As orientações foram muito boas e a troca com meus colegas de sala foi um diferencial. Cada um tem um tipo diferente de negócio e a discussão de ideias, junto com os professores, foi muito boa”, conta.
Criada em 2017, a 'Escola Prática de Negócios' já formou mais de 130 empresários.