Escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade de Marília estão agendando com frequencia visitas na sede da Associação Comercial e de Inovação de Marília, para terem contato inicial com a tecnologia artificial e passarem a enxergar novas oportunidades na vida social e profissional. Segundo o presidente da entidade, Adriano Luiz Martins, os estudantes ficam encantados com o que olham, e passam a imaginar uma série de oportunidades. “Chega a ser emocionante observar a reação deles e o quanto a tecnologia é admirada pelos jovens”, falou o dirigente ao colocar a sede da entidade à disposição de grupos estudantis para que conheçam um pouco da performance virtual. “O jovem precisa passar a enxergar as muitas oportunidades que terá pela frente”, defendeu o representante da classe empreendedora de Marília.
De acordo com Paula Ishibashi, da secretaria da associação comercial, as escolas da rede pública municipal agendam visitações que duram aproximadamente 60 minutos, quando são recepcionados de forma agradável e ainda com a possibilidade de brincarem entre os brinquedos eletrônicos existentes. “Eles ficam admirados em verem o quanto a inteligência artificial simplifica o trabalho”, disse a responsável pelas explicações durante a visitação, que já faz parte do habitual da entidade, uma vez que, em determinado momento todas as luzes se apagam para a apresentação virtual. “Os funcionários já se acostumaram, tanto com as crianças em nossa sede, quanto com a agitação saudável que elas causam”, disse Paula Ishibashi que cuida do agendamento, que normalmente reúne crianças acima dos cinco anos de idade. “Dia 30 receberemos os alunos de administração do ETEC para uma visita durante o dia”, lembrou ao mostrar a diversidade de alunos.
Com a reforma realizada na sede da entidade durante a pandemia, o local ficou bem diferente do anterior e ainda trouxe algumas novidades. “Como a maioria das funções na sede funciona pelo sistema de voz, isso atrai muitas pessoas, e os jovens são os mais encantados com essa forma de agir”, disse o superintendente da associação comercial local, José Augusto Gomes. “Normalmente as pessoas veem isso em ambiente residencial, familiar, e não num local de trabalho”, comparou. “Muita gente pensa que a inteligência artificial é um utensílio doméstico, o que não é bem assim, podendo ser utilizada em qualquer ambiente, inclusive o profissional”, falou ao citar um espaço específico existente na sede para os acessos virtuais através da Internet. “As crianças passam a ver aquilo que assistem na TV, na prática e bem próximo delas”, completou o dirigente de Marília.
Para fazer o agendamento da visita qualquer grupo interessado pode entrar em contato com a secretaria da entidade, através do número: (14) 99702-7146 e marcar o dia e a hora para conhecer esta alternativa de acesso. “O propósito da entidade é mostrar que o ambiente de trabalho pode e deve ser confortável, aconchegante, seguro e por que não, divertido”, falou Adriano Luiz Martins que considera este programa da entidade bem instrutivo. “O pessoal vê na prática como estamos evoluindo quanto a inteligência artificial”, completou José Augusto Gomes. “Sem contar o estímulo que isso causa nas crianças em vislumbrarem participar disso tudo num futuro bem próximo", falou Paula Ishibashi.
LEGENDA – As crianças da rede pública de ensino de Marília se divertem ao visitarem a sede da associação comercial
LEGENDA/FOTO – ARQUIVO: Visitações 060923