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Especialista dá dicas sobre vitrines criativas para o Natal

Notícias 08 de dezembro de 2020

Tem época mais bonita para deixar a vitrine linda e poderosa? Quem sabe ela vai acabar viralizando no Instagram? Dezembro é o período ideal para inovar, encantar com as cores, criar cenários, passar uma mensagem ao cliente e, claro, chamar a atenção dele para a sua loja.

Convidado pela Associação Comercial e Empresarial de Holambra (ACE Holambra) para dar sugestões aos lojistas, o especialista em Visual Merchandising, Eduardo Vilas Bôas, selecionou dicas criativas para ajudar você, que é do varejo, a preparar ou aprimorar sua vitrine de fim de ano.

Veja as dicas do profissional, que é professor e consultor para o varejo no Senac, Esamc, USP/Esalq e Sebrae, fundador do portal MMdaMODA e tem mais de 15 anos de experiência em vitrinismo e visual merchandising.

 

 

TRADIÇÃO NÃO É REGRA: OUSE

Na tradição natalina, a decoração é verde, vermelha e dourada. Já, a figura do Papai Noel, é quase sempre presente. Embora seja tradicional, isso não é regra. Se você quer se diferenciar da concorrência, o melhor mesmo é fugir desta fórmula. Para isso, é muito importante explorar uma abordagem do tema que esteja mais próxima do perfil e interesse do seu público-alvo.

Isso quer dizer que a cenografia de vitrine pode explorar outras cores, como aquelas da identidade visual do seu negócio (imagina um Natal todo amarelo ou azul?). Pense ainda em aproveitar subtemas do universo natalino, que são excelentes saídas. Exemplo: os biscoitos, que podem ser feito de papelão; as renas, velas e o soldadinho de chumbo, com materiais alternativos (como pneus que formam árvores e jornal que embrulha caixinhas de presente).

Os produtos da loja podem assumir a forma de elementos decorativos, como a própria árvore de Natal.

 

DECORAÇÃO TROPICAL NA CENOGRAFIA DA VITRINE

Nos últimos anos, há uma tendência na decoração de Natal mais tropical, ou seja, mais próxima da nossa realidade climática: sem frio, sem neve e com elementos regionais. Em tempos de crise, vale ainda mais a pena explorar na cenografia de vitrine, produtos que possam ter uma vida útil prolongada na casa e na vida dos consumidores. Algumas ideias, neste sentido, podem ser o uso de abacaxis como árvores e luminárias, guirlanda com frutas e flores, mesas para ceia com folhagens, árvores de Natal com galhos secos.

 

 

INSTRUMENTOS DE ENCANTAMENTO: VENDA É CONSEQUÊNCIA

Algumas pesquisas, como a realizada por Sylvia Demetresco, expert em vitrinismo, apontam que 86% dos consumidores não buscam por preços ao olhar para uma vitrine, na verdade eles desejam ver decorações (11%), esquecer a vida (35%) ou ver lançamentos (40%). Esses dados reforçam a importância das vitrines como um instrumento de encantamento e sedução e não como uma ferramenta de vendas.

A venda, por sua vez, é consequência de um processo de atenção visual, aproximação e entrada do cliente à loja. Por isso, chamar a atenção de forma positiva e criativa é fundamental para se destacar em meio à vastidão de lojas “vermelhas, verdes e douradas”.

 

 

VITRINES E AMBIENTES INSTAGRAMÁVEIS: O NOME DO SEU NEGÓCIO NA REDE

Temos vivo também uma forte tendência por vitrines e ambientes de loja instagramáveis, ou seja, a busca incessante pelos likes nas redes sociais chegou às lojas físicas. Toda e qualquer oportunidade por um click diferente não passam despercebidos pelos consumidores – especialmente os mais jovens. Assim, vitrines muito diferentes e que permitem a interação do consumidor são pano de fundo para fotos viralizarem – e com isso o nome do seu negócio.

 

VEJA MODELOS PARA SE INSPIRAR:

No site da Associação Comercial, você pode ver modelos que vão inspirar seu projeto: www.aceholambra.com.br.

 

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