Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Expectativa positiva para as vendas de final de ano, abre oportunidades para trabalhos temporários

Notícias 05 de outubro de 2021

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou um índice positivo para quem trabalha com vendas em todo Brasil: o volume de contratações temporárias neste ano pode ser o maior em oito anos.

"Neste época do ano, entramos numa fase boa para o comércio com a Black Friday e as vendas naturais de fim de ano para as festas de natal e reveillon. Se confirmada a pesquisa da CNC, serão criados quase 100 mil postos de trabalho no Brasil. Pensando que grande parte dessas oportunidades temporárias são convertidas em vagas fixas, vale a pena buscar vagas nos setores de comércio varejista, serviços e turismo", destacou o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos, Robson Martuchi. 

De acordo com a pesquisa da CNC, é esperada a criação de 94,2 mil postos de trabalho no Brasil, que deve ter uma alta em vendas de 3,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o Estado de São Paulo, deve alcançar um patamar positivo de 7,2%.  O aumento é justificado pelo avanço da vacinação, o que aumenta a circulação de pessoas, fator essencial para a operação do varejo.

O último grande volume de contratações temporárias registrado ocorreu em 2013, quando 115,8 mil vagas foram geradas. Agora, apenas o Estado de São Paulo deve ser responsável por criar 25,55 mil oportunidades.

Os setores que devem criar mais vagas temporárias são o de vestuário e calçados, com 57,91% da parcela de postos. Em seguida, aparece o hiper e supermercados, com 18,99%, além de artigos de uso pessoal e doméstico com 10,90%. O salário médio deve ficar em R$ 1.608, percentual 5,1% maior que em comparação com 2020, quando a remuneração média foi de R$ 1.531.

Ainda segundo a CNC, 60,7% das vagas abertas devem ser para o posto de vendedores e atendentes. Em seguida aparecem operadores de caixa com 15,2% de chances abertas.

A confederação estima que a taxa de efetivação dos trabalhadores temporários seja de 12,2%, o melhor índice dos últimos cinco anos. O percentual é muito diferente do que o registrado em 2020, quando apenas 0,2% dos temporários foram efetivados.


 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE