A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) oficializou a criação da nova Região Administrativa de Piracicaba, a RA 21. Quinze entidades integrarão o grupo, cuja sede regional será a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi). A nova RA foi aprovada por unanimidade pelos Conselhos Diretor e Gestor da Federação.
O objetivo da medida é ampliar a representatividade da Rede Facesp e fortalecer as demandas da classe empreendedora, respeitando as particularidades de cada município.
O presidente da Facesp, Alfredo Cotait Neto, destacou a importância da região de Piracicaba para o Estado e justificou a criação da RA como uma ação “justa e necessária”. “Isso mostra que o nosso sistema está em franco crescimento e, por isso, precisa de uma constante atualização, seja no número de Regiões Administrativas, na defesa de pautas que atendam às atuais expectativas da classe empreendedora e na oferta de soluções inteligentes aos empreendedores”, afirmou.
Segundo Cotait, a Facesp passa a contar com 21 Regiões Administrativas, contudo, há potencial para a criação de outras. “Temos Associações Comerciais plenamente capacitadas para assumirem o papel de sedes regionais, como é o caso da Acipi, que, além da estrutura e do protagonismo necessários, tem uma visão associativista de apoio a entidades em cidades menores”, completou.
O superintendente-geral da Facesp, Natanael Miranda dos Anjos, destacou que a formação da RA 21 seguiu todos os procedimentos estatutários, realizados de maneira cuidadosa, harmônica e gradual, envolvendo consulta às Associações Comerciais. “A adesão foi voluntária. A Facesp apenas formalizou o pedido e atendeu à vontade das ACs que, hoje, fazem parte desta nova regional”, explicou.
Fortalecimento
A criação da RA 21 foi celebrada por lideranças locais. O presidente da Acipi, Mauricio Benato, afirmou que o reconhecimento simboliza o sucesso do trabalho conjunto das Associações Comerciais da região e da visão estratégica da Acipi. “O status alcançado a partir da criação da Região Metropolitana e, agora, como RA 21, auxiliará na busca por melhorias em comum”, ressaltou.
Nilson Nicoletti, presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc), destacou o impacto positivo na promoção do associativismo local. “A regional permitirá um crescimento relevante, especialmente no segmento de inovação tecnológica na agricultura e na agroindústria, setores de forte representação na nossa região”, afirmou.
Para Valmir Lopes Teixeira Martins, presidente da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL), a formalização da RA 21 está alinhada à criação da Região Metropolitana de Piracicaba. “Teremos a oportunidade de buscar soluções que atendam às especificidades dos nossos municípios”, pontuou.
Na avaliação da presidente da Associação Comercial e Industrial de Leme (ACIL), Paula Rosolen Picardi, a RA 21 “será fundamental para o fortalecimento das economias locais, visto que as cidades que compõe esta nova regional possuem uma realidade muito próxima”. “Teremos uma rede de apoio entre as Associações para compartilhar conhecimento, tecnologias, feedbacks e oportunidades”, comemorou.
Já o presidente da Associação Comercial e Indústria de Iracemápolis (Aciai), Celso Domiciano, destacou que a “regionalização ampliará a integração entre as cidades e aumentará o engajamento das Associações Comerciais”.
Associações Comerciais da RA 21:
Mais informações:
Cleber Lazo - Comunicação Facesp | cleber.lazo@facesp.com.br | (11) 3180-3539 / (11) 98340-4952
SOBRE A FACESP: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 61 anos de existência, é a legítima representante do empreendedorismo e da livre iniciativa, porque ouve e representa as 420 Associações Comerciais espalhadas por todo o Estado. A Rede Facesp corresponde a uma força única, que trabalha em prol do desenvolvimento econômico e da valorização das micro e pequenas empresas.