O Programa Facesp Mulheres, realizado pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) em parceria com o Sebrae-SP, que visa à capacitação gratuita de empreendedoras, deu início a formação da primeiras turmas EAD (educação a distância).
As aulas da “Trilha de Capacitação para quem quer Empreender” são realizadas ao longo desta semana. Mais de 140 empreendedoras participam do treinamento, com carga horária de 10 horas, dívida em cinco dias.
Diversas orientações sobre como abrir, manter e lucrar com o negócio são transmitidas. Entre os temas abordados estão: Empoderamento; Formalização; Finanças; Vendas - Venda sem sair de casa; Inovação; e Plano de Negócios.
A presidente do CMEC da Facesp, Ana Claudia Badra Cotait, afirmou estar muito feliz com o lançamento, no Estado, do Facesp Mulheres EAD. “Agradeço a todos que trabalharam muito para criar este programa, que pode mudar a vida de mulheres que desejam empreender, conquistar sua liberdade econômica e serem protagonistas de suas próprias histórias“, afirmou Ana.
Em março deste ano, o Facesp Mulheres formou as primeiras turmas presenciais. As aulas ocorreram em dois períodos (manhã e tarde), na sede da Faculdade do Comércio (FAC-SP), na capital paulista.
“O Facesp Mulheres mostra, mais uma vez, que as empreendedoras têm no associativismo um grande parceiro. E é na Associação Comercial que as mulheres encontram o incentivo necessário para empreender. A rede de ACs trabalha de forma incansável para que todas nós conquistemos a nossa independência”, ressaltou a presidente do CMEC.
Ana Claudia destacou que centenas de Associações Comerciais já contam com conselhos da mulher. “Os conselhos são importantes porque atuam na área social, cultural e também oferece ferramentas importantes, como crédito e capacitação”, disse.
Diretor técnico do Sebrae-SP, Ivan Hussni afirmou que o Facesp Mulheres é um dos principais fruto da aliança Sebrae – CMEC. “A capacitação de qualidade oferecida de forma gratuita mostra que o empreender correto, aquele baseado em justiça e dignidade, não pode ter o lucro como meta absoluta, mas, sim, deve-se buscar o atender às necessidades da dor do cliente”, disse. “O empreender neste período de pandemia, em tempos de crises social e econômica, precisa ser coletivo. Mais do que antes, nós precisamos um dos outros. Devemos ter consciência e métodos. Não podemos empreender a todo custo. E é com este intuito que surgem importantes alianças como esta que vemos hoje”, frisou.
OPORTUNIDADES
O Facesp Mulheres oferece uma série de cursos gratuitos para mulheres que querem empreender ou que já empreendem e precisam de orientações para melhorar a gestão da empresa. A segunda turma da “Trilha de Capacitação para quem quer Empreender” será de 18 a 22 de setembro. As inscrições devem ser feitas no site: https://contato.sebraesp.com.br/facesp-mulheres/.
Além desta trilha, o programa coloca à disposição trilhas para quem já administra um negócio e diversas aulas especiais, como Comece Certo nas Redes Sociais; Como Atrair Mais Clientes Online; Faça Fotos e Vídeos Incríveis, entre outros.
Confira mais informações sobre o Facesp Mulheres em https://contato.sebraesp.com.br/facesp-mulheres/ e se inscreva agora mesmo.
Mais informações:
Cleber Lazo
Assessoria de Imprensa Facesp
(11) 3180-3539
Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 57 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.
Sobre o CMEC: Presidido por Ana Claudia Badra Cotait, o CMEC – O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações à mulher empreendedora, além de desenvolver ações, campanhas e projetos sociais e culturais. Também atua como instrumento para que lideranças femininas discutam seus problemas e apresentem propostas que mobilizem a comunidade empresarial e a sociedade organizada. Possui 98 conselhos da mulher, distribuídos entre as cidades do Estado de São Paulo e que integram as 420 Associações Comerciais filiadas à Facesp.