A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) participa da oficina com coordenadores estaduais do programa Empreender para a formulação do projeto de retomada. A ação faz parte do empenho da Facesp, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e do Sebrae para a renovação da agenda do Programa Empreender.
A Facesp está representada na oficina por Nelson Andujar, coordenador estadual do Empreender, e Marcelo Nunes, coordenador financeiro.
A oficina foi dividida em duas sessões. Na primeira parte, na terça-feira (18/08), a programação contou com um talkshow do analista do Sebrae Flávio Petry, assistido pela analista técnica do Empreender na CACB, Gabriele Oliveira, com o tema: “Novo Normal- O que muda nos negócios“. Além disso, a analista do Sebrae Roberta Aviz realizou uma palestra sobre “Aumentar a produtividade- Necessidade para os pequenos negócios“.
Nesta sexta-feira (21), a segunda sessão discussão será sob a ótica de o que pode ser mudado no Empreender, com foco nos aspectos integração CACB-Sebrae; Capacitação; Gestão; Sustentabilidade e Parcerias.
A capacitação é a continuidade da discussão iniciada em 28 de julho, quando a CACB reuniu representantes do Empreender de todos os estados interessados no novo projeto.
Na ocasião, o vice-presidente da Micro e Pequena Empresa da CACB, Luiz Carlos Furtado, falou sobre o poder de renovação do programa: “Graças à credibilidade construída pelo Empreender há vários anos, nós conseguimos, a cada etapa, renovar esse projeto, com o apoio do Sebrae, e o empenho e determinação das diretorias de cada ACE e Federação”.
Já o diretor do Sebrae, Bruno Quick, destacou o Empreender como a maior rede de representação empresarial do Brasil, que realiza uma combinação inteligente ao explorar a capacidade dos próprios empresários unidos e, concomitantemente, viabilizar aquilo que está acima do alcance deles, defendendo as pautas empresariais diante dos governos locais, por exemplo.
“Nunca o Empreender foi tão necessário na vida das micro e pequenas empresas”, avaliou Andujar na ocasião. “O projeto fará a diferença, de maneira positiva, na retomada dos negócios e no reaquecimento da economia”, afirmou.