Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Fatores psicológicos influenciam na prevenção ao câncer

Notícias 02 de outubro de 2019

Tema foi abordado em palestra no 99º Encontro da Mulher Empresária, realizado hoje (2) pela Acipi 

Viver em harmonia no microcosmos individual, na sociedade, no ambiente de trabalho e na família, não deixando os conflitos, as mágoas e o stress crônico afetarem a saúde. Com o propósito de refletir sobre essa importância dos relacionamentos interpessoais, o ginecologista Sergio Bruno Barbosa ministrou na manhã de hoje (2), no 99º Encontro da Mulher Empresária”, a palestra “Bom dia, Outubro Rosa! O papel do microcosmos na prevenção do câncer”.

O evento bimestral é organizado pelo CME (Conselho da Mulher Empresária) da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). “O CME cuida de assuntos relevantes para a vida das mulheres que, hoje, assumem papel de comando na sociedade. Há a necessidade de cuidar da saúde, do equilíbrio emocional. Esse é o papel importante que o Conselho vem fazendo. O que sustenta tudo isso é a unidade do CME, que leva bem-estar às pessoas que o frequentam”, destacou o presidente da entidade, Luiz Carlos Furtuoso.

A 99ª edição marcou a abertura oficial das comemorações alusivas ao Outubro Rosa. “Quem previne o câncer de mama tem mais chances de cura. E o conhecimento previne, salva. O Encontro cumpre a missão do CME de atentar as mulheres sobre a importância da prevenção, dela mesma e das pessoas que as cercam. Quem ama, cuida”, comentou a conselheira Elisângela Libardi. No total, 150 mulheres compareceram ao encontro, que também contou com apresentações de piano, acompanhado de violino, e do grupo Amigas da Onça.

Na sequência, a palestra teve como objetivo alertar as participantes sobre as influências do microcosmos nas causas do câncer de mama. “Frustrações, mágoas e rancores nas relações interpessoais levam a um desequilíbrio do sistema hormonal e imune. Não adianta se alimentar bem, fazer exercícios diariamente, realizar exames preventivos se a pessoa está em um microcosmos hostil. É preciso viver em um ambiente no qual a mulher seja valorizada. A nossa mente controla tudo, por isso está na parte de cima do nosso corpo”, disse Barbosa.

O profissional acrescentou, ainda, que os problemas sempre vão existir, mas cabe às pessoas saberem lidar com eles. “Devemos procurar resolver aquilo que é possível e aceitar, tendo resiliência, aquilo que é insolúvel. A vida é algo muito maior. O amor e a compaixão ao próximo, que está ao seu redor, são muito importantes”, destacou.

Ele finalizou o Encontro da Mulher Empresária emocionando todas com a frase: “todo o corpo pode ter câncer, desde o couro cabeludo até os dedos do pé, mas o lugar que tem menor possibilidade de aparecimento é o coração, talvez porque nele resida o amor”.

O evento teve patrocínio ouro do Sicoob Cocre, Unimed Piracicaba, Payly e prata da Uniodonto Piracicaba.

Serviço - Em edição especial, o próximo Encontro da Mulher Empresária ocorre no dia 27 de novembro, às 7h30, no mesmo local.

 

Natália Marim
Departamento de Comunicação
(19) 3417.1766 Ramal 757
www.acipi.com.br



       

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE