A pesquisa on-line para avaliar e aperfeiçoar o Plano de Fortalecimento (PFOR) das Associações Comerciais da Rede Facesp segue até a próxima sexta-feira (20/01), mas, com base nas respostas dadas pelas entidades até o momento já foi possível identificar importantes resultados. Entre eles, quais são os principais pontos de apoio oferecido às ACs, por meio do PFOR.
A aquisição de equipamentos eletrônicos - como notebooks, computadores, monitores, impressoras, entre outros; e a contratação de estagiários para fortalecer as equipes - tanto nas áreas comercial e administrativa como no atendimento aos associados; foram, nestas primeiras fases do Plano, os principais fatores de apoio do programa criado para apoiar e desenvolver as Associações Comerciais.
“A pesquisa se alia aos outros mecanismos de acompanhamento do PFOR para que, desta forma, possamos obter um perfil detalhado de como o Plano tem sido implementado e quais caminhos seguir para aperfeiçoá-lo”, afirmou o superintendente-geral da Facesp, Natanael Miranda dos Anjos.
“O resultado momentâneo da pesquisa revela que o Plano está no caminho certo: o de apoiar a rede como um todo, mas tendo como foco as ACs consideradas pequenas”, ressaltou Natanael.
Na avaliação do superintendente-geral, “para que uma Associação Comercial possa se desenvolver é fundamental, no primeiro momento, ter os recursos materiais necessários, como computadores atualizados, por exemplo”. “Em posse destes equipamentos, surge a necessidade dos recursos humanos. Com estes dois fatores equacionados, a AC passa a ter condições de oferecer os produtos e os serviços do nosso portfólio, o que possibilitará a autonomia financeira”, frisou.
84%
Das entidades consideradas pequenas, que responderam à pesquisa, 84% afirmaram ter tido apoio do PFOR na aquisição de equipamentos eletrônicos ou na contratação de estagiários.
A aquisição de mesa, cadeira, armário, entre outros móveis; a melhoria na fachada da sede da AC; e até mesmo o apoio para a reativação ou para a abertura da entidade também são itens que merecem destaque no resultado da pesquisa sobre o Plano de Fortalecimento.
“É fundamental que as Associações Comerciais respondam a pesquisa para que possamos ter um PFOR ainda mais assertivo e, assim, fazer o melhor uso deste Plano, criado com o objetivo de oferecer as condições ideais para que as nossas ACs possam ter autonomia, se desenvolverem, e terem condições para defender, representar e apoiar as micro e as pequenas empresas da cidade”, finalizou o superintendente-geral.
A Associação Comercial da Rede Facesp que ainda não preencheu a pesquisa on-line pode respondê-la clicando aqui ou acessando o endereço eletrônico: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScassYP5B9_b_F_76K1inZ-4GlH2cXHzEW-mISiXZU8XjFPNg/viewform.
As questões a serem respondidas estão ligadas ao dia a dia da entidade, como, por exemplo, o apoio oferecido pelo PFOR, com infraestrutura, equipamentos e apoio para uma gestão eficiente; como está o processo de implementação e de oferta de produtos e serviços, além da performance; sobre as campanhas promocionais realizadas pela AC na cidade; se a Associação possui Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC); entre outras informações. (Por Cleber Lazo / Comunicação Facesp)