O CME-ACIF (Conselho da Mulher Empreendedora da Associação do Comércio e Indústria de Franca) promoveu, nesta segunda-feira, 28, a 10ª edição do Fórum da Mulher Empreendedora: evento anual que reúne cerca de 500 empresárias em torno de palestras e painéis de discussão voltados ao Empreendedorismo Feminino. O presidente da ACIF, Fernando Rached Jorge, e a coordenadora geral do CME-ACIF, Daniela Tosi, participaram da abertura do Fórum e falaram sobre a relevância do evento.
“O tema do encontro deste ano, ‘Conectar Para Empreender’, diz muito sobre a proposta do associativismo e do fórum, que, a cada ano, reúne empresárias de Franca e região para discutir temas comuns ao cenário vivenciado por cada uma de vocês, pensar soluções e promover o apoio mútuo, a troca de experiências e o espírito de colaboração”, disse Fernando, na abertura. “O Fórum nasceu de ideias e sonhos de várias mulheres que acreditaram na potência da mulher como empresária”, afirmou Daniela. “Hoje, somos mais de 90 mulheres no CME-ACIF. Somos um grupo organizado, que busca por qualificação empresarial e oportunidades de negócio”, completou.
Neste ano, o tema “Conectar Para Empreender” trouxe as palestrantes Ana Claudia Badra Cotait, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo; Marie Suzuki, doutora em Psicologia-Avaliação Psicológica; e as empresárias francanas Lívia Sabia, Giane Mendonça e Jacque Vieira para painel de discussão “Mulheres de Sucesso no Digital”. As baristas Martha Grill e Paula Varejão estiveram à frente do painel Experiência Sensorial de Café e, encerrando o evento com a palestra máster, a CEO e fundadora da “Me Poupe!”, maior ecossistema de educação financeira do mundo, Nathalia Arcuri.
Durante sua palestra, Arcuri abordou temas como as múltiplas jornadas das mulheres, o contexto feminino através da História e a responsabilidade diante das decisões tomadas. “Empreender é fazer escolhas e sustenta-las apesar do julgamento da família e da sociedade”, disse ela. Sobre cobranças, julgamentos e críticas, Nathalia foi enfática. “Se o mundo te dá ódio, responda com amor à sua empresa, ao seu cliente e à sua jornada empreendedora, construindo valor e ganhando dinheiro para conquistar o que eles não conseguiram: liberdade”, recebendo aplausos.
A empresária Luciene Vitale, da Identifique – Marcas e Patentes, empreende há 20 anos e conta porque esta é sua 6ª participação no Fórum da Mulher Empreendedora. “O Fórum vem para empoderar ainda mais as mulheres que estão à frente de empresas. Aqui, encontramos amigas que sofrem com as mesmas questões e comemoram as mesmas vitórias. Para além do momento de descontração, aprendemos muito. A gente ouve as palestras e se identifica: ‘nossa, eu já vivi isso, já passei por aquilo’. Você fazer essa troca de experiências é muito rico”, disse.
O Fórum da Mulher Empreendedora aconteceu no Espaço Cedro, entre as 13h e as 21h.