Teve início na noite de ontem, 1º, o V Fórum Internacional das Cidades Criativas (FICC). Dança, música, poesia e palestra internacional e homenagem ao poeta Carlos de Assumpção marcaram a abertura do evento, que segue entre hoje e amanhã com painéis de discussão e palestras com convidados especialistas em Economia Criativa do Brasil e do exterior. O objetivo é projetar Franca e região no cenário nacional neste segmento e mapeá-lo na cidade.
A iniciativa é promovida pelo Nepec (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Economia Criativa), ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), Uni-FACEF (Centro Universitário Municipal de Franca) e Sebrae-SP.
“Estamos tendo a oportunidade de discutir assuntos relevantes para o futuro de nossa cidade e que tem a ver com a geração de empregos e renda para Franca”, disse o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto, ao público. “Nós, do Uni-Facef, nos orgulhamos de participar deste evento e estar junto de vocês, pensando em soluções criativas para nossa cidade”, afirmou o reitor Alfredo José Machado Neto durante a abertura.
Também falaram ao público a coordenadora do Nepec, Tânia Mara Pinto de Sousa, e o gerente regional do Sebrae-SP, Vinícius da Nóbrega. “O que estamos vivenciando hoje, começa a ser desenhado há um ano com a criação do Nepec, grupo que visa estudar e mapear o potencial da Economia Criativa em Franca e Região com o propósito de reunir dados e projetos para a formação de políticas públicas que possam facilitar e incrementar o crescimento econômico e sustentável, com a geração de trabalho”, disse Tânia. “Nosso objetivo, aqui, é ligar a paixão das pessoas aos negócios. Sobre o Fórum, da parte do Sebrae, nos deixa muito felizes saber que daqui sairá um plano estratégico para desenvolver Franca e região”, disse Nóbrega.
A noite ainda contou com a presença do poeta Carlos de Assumpção, que recebeu uma placa em sua homenagem e declamou seu poema “Batuque”, sendo acompanhado por percussão, palmas e coro da plateia. “Tenho um tambor, tenho um tambor, tenho um tambor. Tenho um tambor, dentro do peito, tenho um tambor.” O homenageado recebeu seus aplausos de um público de pé e animado.
A noite foi marcada, também, pela palestra “Cidades Internacionais Criativas”, ministrada pelo diretor de planejamento e desenvolvimento no Departamento de Cultura e Turismo do governo de Abu Dhabi, Jorge Pinto.
O Fórum Internacional das Cidades Criativas segue até sexta-feira, 3, e os interessados em contribuir com ideias e propostas poderão participar das oficinas e painéis que ocorrem ao longo do dia, bastando se inscrever no próprio local.
Anexos: imagens do evento (Wilker Maia/ACIF) / Arte com programação do Fórum.