Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Fórum Internacional das Cidades Criativas inicia suas atividades

Notícias 02 de dezembro de 2021

Teve início na noite de ontem, 1º, o V Fórum Internacional das Cidades Criativas (FICC). Dança, música, poesia e palestra internacional e homenagem ao poeta Carlos de Assumpção marcaram a abertura do evento, que segue entre hoje e amanhã com painéis de discussão e palestras com convidados especialistas em Economia Criativa do Brasil e do exterior. O objetivo é projetar Franca e região no cenário nacional neste segmento e mapeá-lo na cidade.

A iniciativa é promovida pelo Nepec (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Economia Criativa), ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), Uni-FACEF (Centro Universitário Municipal de Franca) e Sebrae-SP.

“Estamos tendo a oportunidade de discutir assuntos relevantes para o futuro de nossa cidade e que tem a ver com a geração de empregos e renda para Franca”, disse o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto, ao público. “Nós, do Uni-Facef, nos orgulhamos de participar deste evento e estar junto de vocês, pensando em soluções criativas para nossa cidade”, afirmou o reitor Alfredo José Machado Neto durante a abertura.

Também falaram ao público a coordenadora do Nepec, Tânia Mara Pinto de Sousa, e o gerente regional do Sebrae-SP, Vinícius da Nóbrega. “O que estamos vivenciando hoje, começa a ser desenhado há um ano com a criação do Nepec, grupo que visa estudar e mapear o potencial da Economia Criativa em Franca e Região com o propósito de reunir dados e projetos para a formação de políticas públicas que possam facilitar e incrementar o crescimento econômico e sustentável, com a geração de trabalho”, disse Tânia. “Nosso objetivo, aqui, é ligar a paixão das pessoas aos negócios. Sobre o Fórum, da parte do Sebrae, nos deixa muito felizes saber que daqui sairá um plano estratégico para desenvolver Franca e região”, disse Nóbrega.

A noite ainda contou com a presença do poeta Carlos de Assumpção, que recebeu uma placa em sua homenagem e declamou seu poema “Batuque”, sendo acompanhado por percussão, palmas e coro da plateia. “Tenho um tambor, tenho um tambor, tenho um tambor. Tenho um tambor, dentro do peito, tenho um tambor.” O homenageado recebeu seus aplausos de um público de pé e animado.

A noite foi marcada, também, pela palestra “Cidades Internacionais Criativas”, ministrada pelo diretor de planejamento e desenvolvimento no Departamento de Cultura e Turismo do governo de Abu Dhabi, Jorge Pinto.

O Fórum Internacional das Cidades Criativas segue até sexta-feira, 3, e os interessados em contribuir com ideias e propostas poderão participar das oficinas e painéis que ocorrem ao longo do dia, bastando se inscrever no próprio local.

 

Anexos: imagens do evento (Wilker Maia/ACIF) / Arte com programação do Fórum.

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE