Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Franca 200 anos: arquitetos promovem ação que une arquitetura, arte e cultura para jovens da Esac

Notícias 22 de outubro de 2024

 

Um grupo formado por arquitetos francanos promoverá uma ação especial em celebração aos 200 anos de Franca no próximo dia 25 de outubro. A iniciativa, que inclui visita a pontos históricos da cidade e também oficinas de arte, beneficiará 50 alunos da Esac (Escola de Aprendizagem e Cidadania). A ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) é uma das apoiadoras do projeto “Andar com arquitetura, arte e cultura: Franca 200 anos”.

“Comemorar os 200 anos da cidade de Franca através de um evento cultural é fundamental para unir arquitetura, patrimônio histórico e arte, celebrando nossa rica herança e inspirando futuras gerações”, diz Claudio Ferreira, arquiteto e urbanista e um dos idealizadores do projeto. “Enquanto a visita à praça Central de Franca permitirá aos participantes apreciar os marcos arquitetônicos e históricos que moldaram nossa cidade, as oficinas de arte, que serão conduzidas por artistas arquitetos, proporcionarão aos jovens uma oportunidade única de aprender e criar, fomentando um senso de pertencimento e valorização da cultura local”, completa.

A programação especial do dia 25 de outubro começará às 8h45, na Praça Nossa Senhora da Conceição, com concentração no Relógio do Sol, e seguirá pelo Centro da cidade. Os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre o patrimônio histórico de Franca. A visitação será realizada e orientada por profissionais que integram o Condephat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico) do município de Franca. Esta parte da ação está prevista para terminar às 11h45.

Já no período da tarde, das 13h às 16h, acontecerão as oficinas de arte. Nesta etapa, artistas e arquitetos de Franca trabalharão a arte ao lado dos alunos. O tema a ser tratado nas peças será o patrimônio histórico da cidade. Posteriormente, todo o material produzido fará parte de uma exposição.

“Este é um evento inédito e pensado para trabalhar diretamente a educação e o desenvolvimento destes jovens, proporcionando-lhes uma experiência única, além de destacar o patrimônio histórico da nossa cidade e a importância de valorização e conservação da história local”, conclui Claudio Ferreira

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE