Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Francal gera boas expectativas para o setor calçadista

Notícias 05 de junho de 2019

Governador de São Paulo vai ao evento e é recebido por diretores da feira e empresários; presidente da ACIF esteve no encontro

Corredores cheios, 350 expositores de todo o Brasil e outros 25 internacionais, 31 empresas de Tecnologia para o Varejo, Arquitetura, Equipamentos e Serviços para lojas. A 51ª edição da Francal - Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, que teve início na manhã de ontem e segue esta quarta-feira, foi movimentada em seu primeiro dia e refletiu o otimismo do setor. De acordo com a Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), há uma expectativa de crescimento entre 0,4% e 2,3% no consumo interno neste ano, podendo chegar a mais de 870 milhões de pares produzidos. “A primavera-verão, cujos lançamentos são apresentados na Francal, é responsável por mais de 70% das vendas do setor no mercado interno”, afirmou em nota a assessoria da feira.

Para o presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala, o movimento da feira cresceu de ontem para hoje. “Observamos um forte movimento de geração de negócios não só para Franca, mas para todos os polos calçadistas. Acreditamos ter atingido nosso objetivo, não apenas no que diz respeito à geração de negócios, mas também na disseminação de conteúdo relevante para o varejo e setor fabril em relação à atualização de mercado. Tenho certeza de que vamos alavancar negócios para o próximo semestre”, afirmou ao Acess.

Representantes de entidades de classe também marcaram presença no evento. Tirso Meirelles, presidente do Sebrae SP, afirmou que as modernizações promovidas para esta edição da feira trarão resultados positivos. “Francal sempre foi o expoente de todas as outras feiras, pois iniciou todo o processo de valorização das comercializações e aproximação dos produtores. Essa iniciativa de promover capacitação das indústrias para trazê-las até aqui, preparadas, e oferecendo toda esta estrutura, veio a agregar valor à Feira e aos projetos financeiros que terão início, aqui”, afirmou. De acordo com ele, este ano, o Sebrae e Francal fecharam uma parceria que resultou na formação de um protocolo que trabalhará toda a cadeia produtiva do calçado e assessórios em couro.

João Doria fala sobre o setor

O governador de São Paulo, João Doria, esteve na Francal em seu lançamento. Às 15h, chegou com seus assessores e se encaminhou para um encontro reservado com diretores da Francal e empresários, do qual participou o presidente da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca, Tarciso Bôtto, e seu vice, João Batista de Lima, que também é um dos diretores da feira. “Foi um encontro muito produtivo. Na oportunidade, entregamos um ofício solicitando um encontro oficial para tratarmos de interesses de Franca”, contou Tarciso.

Após a reunião, o governador concedeu uma breve coletiva em que falou com otimismo sobre o setor calçadista. Indagado sobre a guerra fiscal que tem levado empresas francanas para outros Estados, Doria afirmou, categoricamente, que não pretende baixar impostos e entrar em uma guerra fiscal. “Vou falar com toda a clareza: não vamos fazer redução de impostos. Vamos melhorar a eficiência para que o setor produtivo possa ter melhor qualidade, mais agilidade, menos burocracia e capacidade de exportação. Guerra fiscal é briga inócua e São Paulo não vai fazer isto e não precisa.”

Investimentos no sistema ferroviário, menos burocracias e acesso facilitado ao crédito são alternativas de incentivo apontadas por ele a fim de que as indústrias permaneçam no Estado, sem que seja necessário alterar a arrecadação de tributos. O prefeito de Franca, Gilson de Souza, se mostrou solidário ao governador.

“Tenho certeza de que as alternativas dadas pelo governador serão aplicadas, rapidamente, fazendo com que as empresas permaneçam no Estado de São Paulo”, disse. Ele ainda ressaltou os esforços que o município tem feito neste mesmo sentido. “Nesses dois anos de governo, apoiamos a Couromoda, a feira de Gramado e, agora, a Francal. Liberamos R$ 159 mil para ajudar os empresários a exporem seus produtos e, com isso, incentivá-los”, disse.

DSC_0077 - João Doria em frente ao Espaço Moda Franca

 

 
 
 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE