Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Gestão de condomínios e papel do síndico profissional são discutidos em reunião do setor de serviços da ACSP

Notícias 15 de agosto de 2017

“Novas Tendências da Administração Condominial e Síndico Profissional” foi tema de encontro entre especialistas e profissionais da área na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), na capital paulista, dia 9 de agosto. O evento foi organizado pelo Conselho do Setor de Serviços (CSS) da entidade.

O advogado Cristiano de Souza Oliveira, integrante do quadro de especialistas da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE) e autor do livro “Sou Síndico, E AGORA?”, fez palestra sobre a influência das novas tendências no dia a dia da administração condominial; as novidades em gestão de conflitos condominiais; a ética e a transparência no momento econômico vivido pelo País; as relações jurídicas entre o condomínio e o síndico profissional; e as responsabilidades e precauções para exercer uma boa gestão.

“Assim como um maestro, o síndico não precisa saber tocar todos os instrumentos. Ele precisa, no entanto, saber que instrumento entra na partitura e em qual momento. Essa é a função da administração de condomínios”, comparou Oliveira.

Para Márcia Ruiz Alcazar, vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SP), o síndico ou o síndico profissional, contratado e que não seja residente do condomínio, responde com seus bens pessoais. “Por isso, quanto maior for a transparência, mais protegidos ficarão todos os diretamente envolvidos na gestão”.

“Os demonstrativos financeiros e contábeis de um condomínio são prerrogativa da contabilidade. Para dar uma maior garantia e transparência, seria importante que houvesse um contador respondendo por essas contas e auxiliando o síndico”, salientou José Maria Chapina Alcazar, vice-presidente da ACSP e coordenador do Conselho do Setor de Serviços.

De acordo com Guilherme Giussani, coordenador da CBMAE da ACSP, os temas da reunião são de alta relevância. Ele ressaltou que uma das áreas de maior procura na CBMAE é a do direito condominial, que atua principalmente em conflitos envolvendo condomínios. Ele disse que os síndicos e síndicos profissionais são “resolvedores” de problemas natos dentro dos condomínios. “E para auxiliá-los oferecemos uma estrutura preparada na Câmara de Mediação e Arbitragem da ACSP”, convidou Giussani.


Mais informações:
Patrícia Gomes Baptista
Assessoria de Imprensa
pgbaptista@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 122 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE