Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Grupo de TI da ACIF promove ‘1º Prêmio de Tecnologia e Inovação’

Notícias 21 de novembro de 2014

Evento será nesta segunda, no Centro de Educação Empresarial da Entidade; três projetos finalistas concorrem ao prêmio, entre eles, uma cadeira de rodas automatizada com rampas de acesso 

O núcleo Polo Francano de TI, do Programa Empreender da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), promove nesta segunda-feira, 24, às 19h30, no Centro de Educação Empresarial da Entidade (R. Major Claudiano, 1907), a primeira edição do “Prêmio de Tecnologia e Inovação”. Dos 19 projetos inscritos, três são finalistas: “Receita Simples, sistema de busca inteligente de receitas”, “Sistema de Gestão Integrada para Corretores e Exportadores de Café” e “Cadeira de Rodas Automatizada com Rampas de Acesso”. Eles concorrem a R$ 7 mil em dinheiro, bolsas de estudo em pós-graduação, estágio remunerado e a execução do projeto em uma empresa.  

De acordo com o secretário do Polo Francano de TI, Luís Carlos Tanaka, o prêmio tem como intuito encontrar talentos que ainda podem ser lapidados. “Almejamos descobrir bons profissionais, motivar o desenvolvimento de projetos com viés comercial e incentivar a melhoria da qualidade dos projetos na área de TI”, diz.

A ACIF é parceira da iniciativa e, para a agente do Empreender Cláudia Neves, essa é uma grande oportunidade para todos os envolvidos. “Um dos objetivos é fazer essa integração entre empresas e instituições de ensino, mas ainda dar possibilidade para esses alunos de mostrarem seu potencial. Com as premiações eles podem conseguir uma boa colocação profissional e ainda executar seus projetos”, afirma. 

Para avaliar os 19 inscritos, a organização do prêmio utilizou de um recurso objetivo. Com um formulário na mão, os 20 empresários do Polo Francano de TI analisaram vários itens como a complexidade e viabilidade de cada projeto. Após essa avaliação individual, eles uniram os formulários e somaram as pontuações. Sete foram os mais pontuados. Destes, apenas três foram escolhidos numa avaliação ainda mais apurada. 

Segundo o coordenador do núcleo Renato Alves de Castro, o objetivo do prêmio foi atingido e os projetos são de relevância para a comunidade. “Nós ficamos surpresos com as boas ideias que esses estudantes apresentaram. Percebemos que com investimentos e um olhar crítico para esses projetos, a segunda edição será ainda melhor, gerando mais oportunidade de negócios”, diz. 

O “2º Prêmio de Tecnologia e Inovação” já está confirmado para 2015. De acordo com Luís Carlos, os empresários do núcleo vão participar desde o início da elaboração dos projetos, além de acompanhar os passos dos participantes com o objetivo de auxiliar os alunos do começo ao fim. 

Os finalistas

Formado em Sistemas de Informação, Matheus Henrique Silva de Oliveira, 26, viu no concurso uma oportunidade para colocar em prática uma ideia que surgiu no ano passado. “Tenho um amigo que é corretor de café e controla tudo por planilhas no Excel e Word. Meu projeto consiste em substituir essas planilhas arcaicas por um moderno sistema de automatização que vai facilitar a vida dos corretores, exportadores e, numa segunda etapa, dos produtores por meio de um sistema de cultivo do café”, explica Matheus, que visa uma bolsa de estudos. “Valeu a pena ter participado do concurso. Ser finalista me pegou de surpresa e me deu um gás para finalizar o sistema e pensar na comercialização. Foi a melhor coisa que aconteceu neste ano”, avalia. 

Guilherme Valerine Garcia Serafim, 23, e Hotto Paiva Neto, 20, se conheceram na faculdade. Ambos se formam neste ano no curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial, na Unifran, e o projeto da cadeira de rodas automatizada com rampas de acesso foi desenvolvido para a conclusão do curso. “A ideia partiu de um projeto de uma cadeira de rodas com a rampa manual. Nosso objetivo era integrar a mecatrônica e a medicina, pois os avanços da tecnologia na área médica estão trazendo muitos benefícios à sociedade”, explica Guilherme. 

A adaptação da cadeira e o desenvolvimento do sistema exigiram 10 meses de trabalho e a parceria dos amigos vai ultrapassar as barreiras da faculdade. “Pretendemos fazer especialização em robótica. Estamos surpresos de estar entre os finalistas e isso significa o reconhecimento de todo o esforço e dedicação. Vamos torcer para ficar em primeiro lugar porque com o prêmio pretendemos continuar investindo no aprimoramento da cadeira”, ressalta Guilherme. 

Lucas Garcia Ribeiro, 21, também criou seu projeto para a conclusão do curso de Sistemas de Informação, na Unifran. “É basicamente um sistema de busca, que procura as receitas a partir dos ingredientes que a pessoa tem no momento. O usuário pode se registrar no sistema e enviar receitas próprias, comentar e arquivar em uma lista de favoritos”, diz. 

O universitário conta que passou a observar o potencial das coisas que se pode fazer com recursos caseiros e inimagináveis. “Quando era mais novo adorava brincar de lego e montava minhas próprias estruturas. Até que em uma feira vi a possibilidade de criar pequenos robôs com lego usando baterias, pistões e outros objetos. Fiquei surpreso ao perceber o que era possível ser feito com o que eu já tinha em casa. Cheguei à conclusão que a forma mais apropriada para por essa ideia em prática eram as receitas culinárias”, revela Lucas. 

PROGRAMAÇÃO DO PRÊMIO 

19h30 - Abertura

20h - Apresentação dos Projetos selecionados

          Renato Alves de Castro, da Printmac

20h45 – Case de Sucesso: "Parcerias entre empresas do Polo"

   José Henrique Godoi, da Enter & Plug e Edson Lopes, da Célula Digital

21h – Palestra: "Prevenção de Riscos de Alagamento de Córregos" - Sistema de Alerta Antecipado de Desastres

         Luís Carlos Tanaka, da Microlife

21h20 - Apresentação dos requisitos de avaliação dos Projetos

              Ricardo David, da Davitec

21h25 - Premiação

21h30 – Coquetel 

OS PROJETOS FINALISTAS 

“Receita Simples, sistema de busca inteligente de receitas”

Projeto: é basicamente um sistema de busca de receitas, que usa um algoritmo que procura as receitas a partir dos ingredientes, ou seja, o usuário informa os ingredientes que possui e o sistema compara com os ingredientes das receitas cadastradas. O sistema também proporciona mais facilidade de acesso como alguns comandos de voz. O usuário pode ainda enviar receitas próprias, comentar ou arquivar em uma lista de favoritos. As 10 melhores receitas aparecem na tela principal. Link do sistema: www.receitasup.comoj.com

Idealizador: Lucas Garcia Ribeiro, 21 – estudante do último ano de Sistemas de Informação, na Unifran. 

“Sistema de Gestão Integrada para Corretores e Exportadores de Café”

Projeto: o sistema consiste em uma gestão para facilitar os processos de café, com ênfase no desenvolvimento de inventários, gestão e classificação de lotes, solicitação de pagamentos e cobranças, acompanhamento da produção do café, envio de amostras e lançamento de detalhes do embarque como: emissão de invoice, lotes disponíveis para compra e venda e datas primordiais. Link do sistema:http://coffeetrader.com.br.

Idealizador: Matheus Henrique Silva de Oliveira, 26 – formado em Sistemas de Informação. 

“Cadeira de Rodas Automatizada com Rampas de Acesso”

Projeto: a proposta do projeto é desenvolver uma cadeira de rodas automatizada utilizando motores elétricos e o desenvolvimento de rampas automatizadas acopladas à cadeira para facilitar a acessibilidade de pessoas que necessitam deste meio de locomoção.

Idealizadores: Guilherme Valerine Garcia Serafim, 23, e Hotto Paiva Neto, 20 - estudantes do último ano de Tecnologia em Mecatrônica Industrial na Unifran.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE