Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Grupo EmpreCentro, da ACIF, leva demandas do Centro à Câmara Municipal

Notícias 26 de março de 2019

Elaboração de Políticas Públicas voltadas à Segurança, moradores em situação de rua, mercado popular e ambulantes foi solicitada

Em nome do núcleo de desenvolvimento empresarial formado por lojistas do Centro de Franca (EmpreCentro), o diretor administrativo da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), Tarciso Bôtto, utilizou a Tribuna da Câmara Municipal para levantar discussões sobre temas como segurança pública, regulamentação do comércio ambulante, mercado popular das praças “do Itaú” e 9 de Julho bem como políticas públicas voltadas aos moradores em situação de rua. O ato ocorreu na sessão desta terça-feira, 26. Cerca de 100 pessoas ocuparam o plenário, dentre os quais estiveram empresários do Centro, representantes do mercado popular e da Associação dos Mercadores de Franca, que congrega o comércio ambulante.

Em suas declarações, Bôtto enfatizou a necessidade de providências que colaborem para a manutenção do Centro como área comercial atrativa, em favor da economia local. “A nossa preocupação é deixar o Centro de Franca, cada vez mais, receptivo para a população, para o consumidor. [...] A gente entende que se não defendermos nossa economia local, ela pode se degradar”, afirmou. “Há pouco mais de um ano, entregamos aos senhores um projeto que contempla a revitalização do Centro por meio de inúmeras ações. [...] É importante dizer que, em momento algum, a associação teve interesse em tirar qualquer lojista do local ao qual esteja estabelecido, mas melhorar o que já existe”, disse, referindo-se aos mercados populares instalados no Centro.

Quanto à Segurança Pública, a reativação das câmeras instaladas no Centro e seu monitoramento foram solicitados. Acolhimento à população de rua para que a mesma seja atendida em suas necessidades, em prol de uma reinserção na comunidade produtiva, também foi reivindicado.

Como sugestão em relação às questões, o vereador Marco Garcia (PPS) citou a criação de uma incubadora voltada aos mercadores ambulantes ou mesmo um “camelódromo” a fim de evitar concorrência desleal.

Após tais considerações, também fez uso da Tribuna o presidente da Associação dos Mercadores de Franca, Jonas Carvalho. Ele expôs as dificuldades e anseios da categoria e pediu diálogo com a ACIF para encontrarem, conjuntamente, soluções para as questões do Centro. “Nós também não queremos uma cidade feia, um Centro feio, mas temos nossas necessidades. Saímos debaixo do tapete e agora somos uma realidade e estamos lutando para que as leis acomodem a gente.”

Como resultado, uma reunião entre representantes do comércio popular, do comércio ambulante e da ACIF foi acordada e será agendada ainda esta semana, com data prevista para ocorrer já na primeira semana de abril. “Estamos dispostos a conversar”, afirmou Tarciso.

Crédito das Imagens: Wilker Maia/ACIF - Dirertor administrativo da ACIF, Tarciso Bôtto, na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Franca


Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE