Há 14 anos a Associação Comercial e Empresarial de Pompeia vem mantendo, sem interrupção, a normatização ISO9001:2015, sendo uma das únicas associações comerciais a deter a certificação internacional. Segundo a presidente da entidade, Marineves da Silva Barros Souza, a entidade vem atendendo todos os protocolos criados e normatizados como forma de ter uma gestão administrativa transparente e moderna. “Para nós de Pompeia é questão de honra anualmente ser auditada e aprovada a continuidade”, disse a dirigente ao passar por nova avaliação e ter documentado o resultado final: “Não foram identificadas divergências durante esta auditoria”, assinada pelo auditor Rogério de Aveiro, que assinou o relatório de auditoria: e2012.207/15. “Agradeço aos funcionários, diretoria e associados, que estiveram envolvidos em mais esta auditoria”, falou a dirigente satisfeita com o resultado.
Segundo o relatório criado, os objetivos da qualidade estão definidos e alinhados com a Política da Qualidade, e que os objetivos serão monitorados por indicadores e que a organização apresentou os indicadores consistentes para monitorar estes objetivos, entre os indicadores definidos estão: satisfação de clientes, indicador de associados, retenção, inadimplência, IAF, dentre outros. “Todos os indicadores estão dentro das metas estabelecidas”, destacou o relatório que avaliou todos os itens existentes. “O ciclo de auditorias realizadas neste último ciclo demonstram a melhoria do desempenho do SGQ definido pela organização. As não conformidades identificadas nas auditorias anteriores foram solucionadas de maneira satisfatória. A organização também demonstrou evolução durante estes últimos 3 anos”, escreveu o auditor Rogério de Aveiro.
Para a gerente administrativa da associação comercial de Pompeia, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, a continuidade da normatização ISO9001 pela entidade, durante mais de uma décadas, mostra a seriedade do trabalho administrativo que a entidade detém, bem como a preocupação com a melhoria. “Durante o processo de auditoria ficamos nervosas, mesmo sabendo que fizemos tudo certinho”, disse a gerente ao ratificar os agradecimentos aos diretores, funcionários e associados. “Quando começamos a desenvolve o planejamento para o ISO9001, sempre tivemos em foco a manutenção da normatização”, ressaltou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas ao destacar a complexidade na manutenção do que no início do processo. “Manter é mais difícil que iniciar”, destacou ao lembrar que alguma associações comerciais até iniciaram, mas não mantiveram. “Nós nunca deixamos de ser recomendada a continuidade”, disse orgulhosa.
A ISO 9001:2015 é uma norma internacional que estabelece requisitos para a gestão da qualidade de uma organização que considera relevante adotar: Especificas práticas, padronizações e ferramentas de trabalho; Orienta a implantação de um sistema de gestão da qualidade (SGQ); e pode ser aplicada em qualquer tipo de organização, independentemente de sua área ou tamanho. A ISO 9001:2015 é importante para: Assegurar a confiança e a satisfação dos clientes; Promover comprometimento; Oferecer produtos e serviços com um padrão de qualidade; Elevar a satisfação do público; Aumentar a eficiência; Reduzir custos e Melhorar continuamente. “Além de garantir parcerias benéficas e duradouras com outras instituições”, destacou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, ao lembrar que a ISO 9001:2015 é a única norma certificável de um conjunto ou família de normas denominada série ISO 9000. A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização que atua no desenvolvimento de padrões de qualidade internacionais.
LEGENDA – Anúncio da continuidade da normatização ISO9001 na associação comercial de Pompeia, aconteceu na sede da entidade
LEGENDA/FOTO – ARQUIVO: Isso 161224 A, B, e C