Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

IE-ACIF aponta: vestuário, perfumes e chocolates serão os presentes mais recorrentes neste Dia dos Namorados

Notícias 06 de junho de 2019

De acordo com a pesquisa, 89% dos comprometidos presentearão nesta data; dados ainda mostram onde os casais se conheceram e há quanto tempo estão juntos 

O IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) foi às ruas para saber as intenções de compra da população para este Dia dos Namorados e, de acordo com a pesquisa, 33% das compras devem ocorrer na próxima semana. Além disso, o estudo revelou que 69% dos entrevistados são casados ou estão namorando, sendo que destes, 89% pretendem presentear no próximo dia 12.

“O comércio se mostrou otimista, em relação à data. 60% dos lojistas esperam um desempenho bom ou excelente e a expectativa é que as vendas cresçam até 5%, em relação ao ano passado”, afirma o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto. “Datas comemorativas possuem um apelo afetivo que costuma se sobrepor a restrições orçamentárias e aquecer o mercado.”

Os itens mais citados como presentes a serem dados foram: perfumes (21%), roupas (20%), chocolates (18%), calçados (17%), joias/bijuterias (7%) e livros (5%), dentre outros (12%). O ticket médio deve ficar em R$ 180.

Comportamento dos casais

O IE-ACIF também levantou dados comportamentais, na pesquisa. De acordo com o resultado, 39% dos entrevistados disseram estar em um relacionamento de 2 a 3 anos. Já 24% deles disseram estar juntos de seus parceiros há menos de um ano. 23% há mais de 4 anos e 13% entre 3 e 4 anos. A maioria dos casais (42,5%) se conheceram por meio de amigos ou em eventos sociais. 20,5% em cursos ou escola; 20% via internet e 17% no trabalho.

Metodologia

A pesquisa possui caráter probabilístico e Nível de Confiança de 90% e Erro Amostral de 5,8% - considerando população residente em Franca (SP), com 16 anos ou mais. Foram entrevistadas 201 pessoas entre os dias 31/5 e 5/6/2019, por entrevistadores contratados e treinados pelo Instituto de Economia ACIF. As entrevistas aconteceram em diversos pontos de fluxo populacional da cidade.

 

 
 
 
 
 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE