Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Impactos na amarração de navios e de incentivos financeiros

Notícias 25 de junho de 2020

Integrantes da Câmara Setorial de Navegação da Associação Comercial de Santos (ACS) deverão elaborar dois ofícios para a Santos Port Authority (SPA), antiga Codesp. Um dos assuntos é sobre o serviço de amarração de navios, que tem novas normas conforme Resolução DIPRE Nº 43.2020 de 31/03/2020. E, o outro, é sobre incentivos financeiros a armadores/embarcações com boa performance de sustentabilidade e considerados "amigos do meio ambiente".

A decisão de elaborar os documentos ocorreu em uma videoconferência realizada na tarde desta quarta-Feira (10), onde outros assuntos também foram discutidos em busca da melhoria do setor. De acordo com os integrantes da Câmara Setorial de Navegação, um dos temas relevantes e que ainda merecem atenção é o serviço de amarração que terá novas normas em junho. Com a mudança, os serviços em alguns trechos do porto serão de responsabilidade dos armadores dos navios e não mais da Autoridade Portuária.

"Devemos elaborar um documento que dá suporte a reivindicação feita pelo Sindicato das Agências de Navegação (Sindamar), que já tentou a suspensão desta nova regulamentação e hoje, após diversas tentativas, tenta pleitear um desconto na tarifa portuária, já que os armadores e/ou terminais portuários vão passar a executar esse serviço por conta própria", disse o Secretário da Câmara Setorial de Navegação Johne Silva (Agência Marítima Unimar).

Desconto para navios sustentáveis

Tomando como exemplo o Porto do Pecém, no Ceará, que é atualmente gerenciado pelo Porto de Roterdã (Holanda) e que anunciou recentemente que passará a oferecer desconto de até 10% sobre a tarifa de utilização das instalações de acostagem para “navios sustentáveis”, os integrantes da Câmara pretendem sugerir que esta prática também seja executada no Porto de Santos.

"Para estarem nessa categoria, os navios deverão comprovar um bom desempenho ambiental em relação à emissão de poluentes na atmosfera, através de certificados. Acreditamos que esse programa também possa ser implementado aqui".

Esses documentos e reivindicações serão elaborados e discutidos pelos integrantes da Câmara e futuramente entregues à Autoridade Portuária.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE