Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Inadimplência se mantém estável em janeiro

Notícias 07 de fevereiro de 2018

Boa notícia para o comércio. O número de pessoas físicas inadimplentes em Sorocaba, no mês de janeiro, se manteve estável com variações menores do que 1% no total da dívida acumulada e número de registros e CPFs negativados, segundo dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial de Sorocaba, que contempla as negativações de seus associados. 

A quantidade de registros teve redução de 0,59%, resultado da exclusão de aproximadamente 913 débitos. Também caiu o valor acumulado da dívida de R$ 70.703.179,59 para R$ 70.252.858,00. Por outro lado, o número de CPFs negativados subiu de 72.872 para 73.345 (0,65%). 

“Com a diminuição da taxa de juros, aumento do nível de empregos e a queda da inflação, a tendência é que os números da inadimplência comecem a cair gradativamente. Outro fator importante, que deve segurar os registros, é a mudança de hábito dos consumidores, que estão mais cautelosos em relação a compras parceladas. Acredito que uma parte dos consumidores está mais consciente e isso faz diferença”, comenta o presidente da Associação Comercial de Sorocaba, José Alberto Cépil. 

Dicas

De acordo com o economista da Associação Comercial / Esamc Jr., Rafael Muscari, para evitar a inadimplência e voltar a ter crédito ou poupar, é necessário apostar no planejamento, olhar para frente e pensar em outras possibilidades que poderão influenciar. “O equilíbrio nas finanças é necessário para a realização das metas e também para suprir necessidades básicas. Portanto, o planejamento e alinhamento de um objetivo é bastante usado para motivação e então criar o habito de ter controle sobre as finanças pessoais”, ensina.

Na prática, Muscari aponta alguns cuidados básicos que devem ser tomados, entre eles:

- Primeiro poupar e depois gastar, para criar objetivos;

- Saber exatamente os custos fixos e sua receita, com isso não gastar mais do que recebe;

- Ter consciência e usar da razão nas horas que tiver impulsos de compra, pois a maioria delas são feitas por impulso;

- Se tiver alguma dívida ligue no seu credor e faça uma renegociação, que você possa arcar;

- Antes de sair às compras (qualquer que seja) primeiro tenha em mãos (numa lista) os itens que você precisa comprar. Com isso, pesquise na internet os preços, seus benefícios e pondere com seu orçamento pessoal o quão importante este item é e se realmente precisa compra-lo agora;

“Com esses cuidados básicos você pode começar com um papel e uma caneta, somando todas suas receitas e depois todos seus gastos e planejar o quanto consegue poupar por mês para concluir seus objetivos”, orienta Muscari.

Sobre a Associação

A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio regional e o desenvolvimento nacional, além de representar seus associados. O quadro associativo da entidade reúne empresários representantes de todos os setores da economia, tais como: industriais, comerciantes, agropecuaristas, prestadores de serviços e profissionais liberais, de todos os portes.

Informações para a imprensa:

Departamento de Comunicação, Marketing e Eventos
Larissa Costa – assessora de imprensa
(15)3331-1003 / (15)99814-5665 (WhatsApp)
comunica@acso.com.br

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE