Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Informativo Econômico ACISC nº 16 Índice de postos de trabalho em julho

Notícias 30 de agosto de 2019

O total de vínculos celetistas – empregadores cuja relação de emprego é regida pela CLT - na cidade de São Carlos para o mês de julho foi de 74.451, resultado de uma redução de 97 postos de trabalho com relação ao mês de junho. 

O setor de serviços, maior empregador com carteira de trabalho, registrou uma pequena redução de emprego, a exemplo do setor de serviços industriais, construção civil e comércio. A indústria de transformação e agropecuária registraram pequenos aumentos.

 

Quadro 1 – Empregos regidos pela CLT em São Carlos 


                                                                                              Fonte: Ministério do Trabalho/CAGED. Elaboração Própria.

 

Em termos de períodos mais longo, observamos que o resultado para 2019 ainda é negativo, mas nos últimos 12 meses o emprego manteve-se estável. A economia do município depende do desempenho de mercados local/regional e nacional, e uma parcela do mercado exterior. Logo, não basta uma melhoria local, mas é imprescindível que a coerência e consistência do ambiente de negócios ganhem relevância.

 

Quadro 2 – Emprego Celetista de São Carlos

 

                                                                 Fonte: Ministério do Trabalho/CAGED. Elaboração Própria.

 

No quadro 3, podemos observar a dinâmica de contratações e de demissões nos subsetores do município. Além de demonstrar um pouco da estrutura econômica produtiva, podemos observar as movimentações de cada subsetor que dependem de aspectos internos das empresas e do comportamento dos nichos de mercado.

 

De maneira geral, é fato que o desempenho de contratações acima das demissões é esperado. O desempenho positivo de empresas existentes e novas empresas que venham a ser criadas ampliam as chances de trabalho e emprego.  

 

Quadro 3 – Emprego Celetista de São Carlos segundo os subsetores

 

                                                                                             Fonte: Ministério do Trabalho/CAGED. Elaboração Própria.

 

Uma visão geral do comportamento da Economia para o Estado de São Paulo está registrada na Figura 1. O mês selecionado é de julho para a série de 2004 a 2019. A evidência das diferenças de saldos de emprego criado é marcante, mas nem por isso as condições ao longo dos anos foram estáveis. Os efeitos da expansão da economia sem ganhos de produtividade do período de 2004 a 2012 não puderam ser sustentados por mecanismos de gasto público.

 

Nos anos de 2002 e 2004, o esforço do Ministério do Trabalho em aumentar a fiscalização e os registros de emprego formal deram resultados e por isso os saldos de emprego formal cresceram. Depois disso, as flutuações demonstram o início da recessão em 2013 no Estado de São Paulo e todo conjunto de dificuldades no período recente.

 

Figura 1 – São Paulo - Saldo do emprego celetista - JULHO - 2004 a 2019

 

                                                                                            Fonte: Ministério do Trabalho/CAGED. Elaboração Própria.

 

____
Sobre
O Informativo Econômico ACISC é elaborado pelo Núcleo de Economia da ACISC em convênio com o Núcleo de Conjuntura, Finanças e Empreendedorismo do Departamento de Economia da UNESP Araraquara, sob a coordenação do Prof. Dr. Elton Eustáquio Casagrande e supervisão do Presidente da ACISC José Fernando Domingues.


_________________________
Informações para a imprensa:

Thayná Cunha – Assessora de Imprensa

(16) 3362-1900 / (16) 99611-5993 (WhatsApp)

comunicacao@acisc.com.br

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE