Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Internacionalização do Ensino Superior é tema de reunião da Câmara de Instituição de Ensino da ACS

Notícias 12 de maio de 2021

“Internacionalização do Ensino Superior em tempos de pandemia: Desafios e oportunidades" foi tema da reunião dos integrantes da Câmara de Instituições de Ensino da Associação Comercial de Santos (ACS)  na manhã desta quarta-feira (12). A coordenadora da Diretoria de Projetos de Cooperação Interinstitucional da Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP,  professora Vanessa França Bonini Panico, foi convidada para falar sobre o assunto.


A coordenadora explicou que a internacionalização se refere a um processo de mudanças organizacionais, de inovação curricular, de desenvolvimento  profissional do corpo acadêmico e da equipe administrativa, de desenvolvimento da mobilidade acadêmica com a finalidade de buscar a excelência na docência na pesquisa e em outras atividades que são parte da função das universidades.

"Temos que entender que não é só o aluno que participa desse processo. A troca entre funcionários, professores e discentes com pessoas de outros países é um processo fundamental para o crescimento e aprendizado".


Por ser presencial, a internacionalização sofreu algumas mudanças devido à pandemia. "A distância nunca nos impediu de ser tão próximos.  Usar a tecnologia é uma forma que já estava prevista, porém não substitui a mobilidade que é o fato de vivenciar outra cultura.  Utilizamos a tecnologia como um facilitador, mas a ida do aluno ou profissional a outro país é fundamental".


É importante também que essa pessoa que fará o intercâmbio esteja preparada para conhecer outro país. "Ela será um representante de nosso país. E,  o que acontecer com ela lá, vai abrir ou fechar portas para novas oportunidades. Por isso, fazemos um processo rigoroso para que os escolhidos estejam preparados e não apenas empolgados para vivenciar este processo".


Incentivo

Lançado em 2011, o Programa Ciência sem Fronteira, com apoio do Governo Brasileiro, foi um grande facilitador para implantar a Internacionalização, explicou Vanessa.

"Como forma de incentivo,  o aluno que vai pra fora, não paga a semestralidade. Ele paga a matrícula para mostrar que tem um vínculo com a universidade e, como apoio, o isentamos das outras mensalidades para que ele possa arcar com os gastos em outro país".

Rodada da Cidadania 

A coordenadora da Câmara, professora Sílvia Teixeira Penteado, disse que a 4ª Rodada da Cidadania ocorrerá no dia próximo dia 16 de junho, às 9 horas.

Com o tema “Investimentos no setor portuário”,  o convidado será o  diretor do departamento de novas outorgas e políticas regulatórias portuárias do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Fábio Lavor Teixeira.

Em função da pandemia, o evento será on-line.   A palestra será voltada aos membros da ACS e aos integrantes ligados à Instituições de Ensino da região.

Parceiros

CACB SCPC Certisign CRDC ACCREDITO