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Internacionalização – Sua Empresa está Preparada para Exportar?

Notícias 20 de março de 2017

Vender para o exterior é um caminho rentável para as empresas. No entanto, é importante avaliar e evitar riscos

O Brasil passa por um momento crítico em sua economia afetando todo o mercado interno e reduzindo a capacidade das empresas assegurarem sua sobrevivência. Uma das alternativas rentáveis é a exportação, parte do processo de internacionalização. De fato, a exportação é uma das formas mais eficazes para as empresas.

Temos interessantes exemplos de muitas empresas que alavancaram seu crescimento com a ferramenta da exportação. Além de aumento no seu faturamento, essas empresas também cresceram em volumes de vendas; em melhoria nos níveis de competitividade no mercado doméstico; crescimento de participação (market-share); conhecimento de novas tecnologias; e otimização de sua capacidade ociosa.

Todas as vantagens demonstram ser animadoras, no entanto, faz-se necessário ponderar os seguintes fatores:

Em nível financeiro, os processos iniciais de vendas internacionais podem não ser tão favoráveis. Ambos - exportador e importador, ou vendedor e comprador internacionais - devem ser cuidadosos em toda a etapa do processo de exportação-importação, o que implica custos de curto-prazo não estimados no processo, que podem ser revertidos ao longo da relação de confiança que se construirá entre as partes em futuros processos.

Exportar requer investimento por parte das empresas, já que exige adaptações nos produtos exportados (físicas, de comunicação, embalagem, documentação etc.). Não se esqueça das diferenças culturais entre os países.

Sua empresa necessitará de equipe com algum nível de especialização na sistemática de comércio exterior, capacidade de se comunicar em inglês ou espanhol (os principais idiomas do comércio exterior em nossa região). Como alternativa, muitas empresas podem iniciar seus contatos e comunicação com clientes potenciais através das Comerciais Exportadoras – empresas especializadas em prover serviços de apoio e suporte no desenvolvimento de novos mercados, na comunicação com clientes externos e na coordenação do trâmite comercial.

Desafios logísticos - Muitas vezes, os novos exportadores não se dão conta de situações arriscadas a seus negócios com clientes fora do país, por exemplo, greve de fiscais da Receita Federal, ou em Portos ou Aeroportos; tempo de trânsito mal planejado junto às companhias áreas e/ou marítimas; erros de documentação etc, levando a demoras e deteriorando o processo de exportação.

Para esclarecer esses e outros pontos, a ACE-Guarulhos reforça o convite a todos os empreendedores e empresários interessados em exportação para um importante evento que pode ser um divisor de águas nos seus negócios. Trata-se da 5ª edição do seminário SP EXPORT, evento que será realizado no dia 30/03 pela Investe SP, agência de fomento de negócios do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Guarulhos, através da Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação (SDCETI) e em conjunto com todas as principais entidades da sociedade civil de Guarulhos.

O 5º SP EXPORT vem divulgar a cultura exportadora e, também, realizará uma série de atendimentos presenciais do POUPATEMPO DO EXPORTADOR, orientando a todos com relação a financiamento, inteligência de mercado internacional - desde ferramentas de localização de potenciais importadores, adequação de produtos, cursos e capacitação até terceirização de serviços através de comerciais exportadoras.

Oportunidade como essa é rara. Esperamos por vocês e temos a certeza de que faremos de nossa Guarulhos um grande polo de exportadores.

José Roberto Vitorelli é diretor de Comércio Exterior da ACE-Guarulhos

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