As entidades reunidas em prol do Centro de Sorocaba realizaram sua terceira reunião na tarde de segunda-feira (17) na Athon Ensino Superior, na Rua da Penha. O encontro reuniu ainda representantes da Prefeitura de Sorocaba e apresentou um projeto para revitalizar os boulevares Braguinha e Barão do Rio Branco.
Desde o último encontro, realizado em 19 de junho, houve uma reunião com autoridades da área de Segurança - com a presença da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Segurança Urbana, entre outros – na qual foram estreitados o relacionamento e a comunicação entre o comércio e as forças policiais.
O presidente da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), Hygor Duarte, ressaltou a atuação da entidade na busca de investimentos para o Centro junto à Prefeitura, que se comprometeu a destinar R$ 5 milhões para região central numa intervenção arquitetônica com o objetivo de torná-lo mais atraente aos consumidores e turistas.
A intervenção está prevista para ser realizada nos boulevares Braguinha e Barão do Rio Branco.
O conceito está sendo desenvolvido pelo arquiteto Alan Nunes, que apresentou a ideia de uma estrutura aérea que, acompanhada de estética correspondente no piso, forme um caminho sinuoso que dê mais vida e colorido ao Centro.
Inspirado em estruturas de diferentes estilos instaladas em cidades de países como México, Bélgica e Austrália, o conceito tem o objetivo de dar vivacidade à “selva de pedra“, como explica o arquiteto. “Usaremos uma paleta de cores quentes, aproveitando o vermelho e o amarelo presentes na bandeira de Sorocaba. Além de valorizar o Centro e encantar as pessoas, as estruturas vão induzir o olhar para as laterais das vias, indo ao encontro das lojas“, explica o arquiteto.
O futuro projeto terá a preocupação de manter uma altura média que não prejudique nem a fachada dos estabelecimentos nem os apartamentos residenciais localizados no pavimento superior de muitos dos prédios.
O projeto tem a preocupação de manter a segurança dos prédios e dos transeuntes.
Para o presidente da Associação Comercial, a oportunidade representa um marco na história do Centro. “É um passo fundamental para trazermos as pessoas de volta à região central, afinal, é ela o cartão de visitas de qualquer cidade. O Centro merece ser bem cuidado e preservado, gerando empregos e riqueza, movimentando a economia“, afirma Hygor Duarte..
As obras, ainda sem previsão de início, serão realizadas de modo a minimizar o impacto no funcionamento das lojas e atendimento ao público.
O encontro reuniu ainda comerciantes da Braguinha e da Barão. Todos puderam conhecer a ideia desde o início, tirar suas dúvidas e saber mais sobre a iniciativa.
A comerciante Eliane Manzano, da Jo's Presentes, acredita que o conceito vai ajudar a trazer o consumidor de volta para o Centro.
“Vai ficar mais bonito, interessante, ainda mais na época em que estamos, em que todos gostam de tirar fotos e de lugares instagramáveis. Este conceito que foi apresentado foi um grande pontapé para embelezar o Centro e fazer com que as pessoas tenham vontade ir até lá para saber como ficou, fazer sua foto e, consequentemente, suas compras“, afirma a comerciante.
Manifesto
O grupo de entidades tem o objetivo de levantar demandas em comum nas áreas de Infraestrutura e Segurança, a fim de resgatar a região central como importante polo econômico, cultural e habitacional.
O primeiro encontro, realizado em maio, resultou em um manifesto com demandas e propostas para o Centro assinado pelas seguintes entidades: Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), Associação dos Rotarianos de Sorocaba (AROS); Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (ASAC Sorocaba); Athon Ensino Superior; Câmara Municipal (representada pelo vereador Ítalo Moreira); Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE); Clube 28 de Setembro; Conselho Maçônico de Sorocaba; Conseg Centro-Sul; Fundação Ubaldino do Amaral (FUA); Sincomercio Sorocaba; Sindcomerciarios e Sindicato dos Hotéis, Bares e Similares de Sorocaba (Sinhores Sorocaba).
Alguns dos problemas apontados pelas entidades são a pouca iluminação, que favorece a criminalidade; o trecho entre as ruas Francisco Scarpa e Padre Luiz, que se tornou ponto de tráfico de drogas - mesmo problema observado na regiao da Praça da Bandeira; furtos que ocorrem com muita frequência em estabelecimentos comerciais na Rua da Penha; falta de higiene e proliferação de ambulantes em diversas ruas do Centro, como Braguinha, Barão do Rio Branco, Benedito Pires e a lateral do Mercado Municipal.
Conquistas recentes foram lembradas, como a iluminação LED em importantes vias do Centro. São melhorias que apontam o rumo almejado para a região.
O manifesto foi encaminhado ao Executivo municipal e às polícias Civil e Militar.
Sobre a Associação
A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.
Redes sociais:
Facebook ACSO: /acsorocaba
Facebook Conselho da Mulher Empreendedora: /cmecsorocaba
Facebook Clube de Compras: /clubedecomprasacso
Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL
Instagram ACSO: @acsorocaba
Instagram Clube de Compras: @clubedecomprasacso
Instagram Conselho da Mulher Empreendedora: @cmecsorocaba
Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba
Twitter: @acsorocaba
Canal no Telegram: t.me/acsorocaba
TikTok ACSO: @acsorocaba
TikTok Conselho da Mulher Empreendedora: @cmecsorocaba
Threads ACSO: @acsorocaba
Threads Conselho Mulher Empreendedora: @cmecsorocaba
Site: www.acso.com.br