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Lojas de Batatais utilizam Lives nas redes sociais como ferramentas importantes de vendas

Notícias 04 de agosto de 2020

Luz, câmera de celular, ação! Uma modalidade de venda que vem crescendo entre os estabelecimentos comerciais, sobretudo nas lojas do setor de vestuário, são as Lives, que em resumo, são apresentações de produtos em vídeo ao vivo pelas redes sociais. Segundo a reportagem do Jornal Empreenda apurou no meio empresarial, a primeira empresa a explorar esta forma de venda no município foi a loja Kaju, das empresárias Juliana Silva do Nascimento Melucci e Fabiana Silva do Nascimento Montes, com a realização do evento pelo Instagram no dia 23 de junho. A ferramenta deu tão certo que outras empresas também passaram a utilizá-la e as Lives de lojas de Batatais acontecem quase que diariamente. 

Para falar um pouco sobre o assunto, a nossa reportagem conversou com as empresárias Juliana e Fabiana, que nos contou como surgiu a ideia de trabalhar com vendas ao vivo pela internet. Segundo elas, a ideia nasceu naturalmente, de acordo com o que estavam passando no momento, que inclui as medidas de restrições de funcionamento e atendimento nos estabelecimentos comerciais em função da Covid-19. 

“A ideia de fazer a Live nasceu do que estávamos vivendo no momento, com nossas novas formas de compras. Pensamos bem, aprimoramos a ideia a partimos para a ação. Sentimos a necessidade de nos mantermos ativos e presentes no mercado e de não colocar nossos colaboradores a mercê dos programas do governo. Precisamos continuar com o faturamento ativo para mantermos nossas contas em dia. Optamos, também, por não cancelarmos os pedidos, já realizados, mantendo assim nossa parceria de mais de 25 anos”, comentou Juliana. 

A Kaju então tinha um plano original para os moldes do município, onde os consumidores estavam acostumados a comprar presencialmente, frequentando os estabelecimentos, então veio o dia de pôr tudo em prática. 

“A primeira Live foi realizada no dia 23 de junho, e claro, nossa maior dificuldade foi controlar a ansiedade de encarar o novo formato de vendas. Mas a receptividade de nossos clientes e amigos, amenizou tudo e deixou o momento marcante em nossa trajetória de trabalho, depois disso tudo ficou mais tranquilo”, disse Fabiana. 

Segundo as empresárias, não foram feitos muitos investimentos para os eventos, que somam oito no total. “Não fizemos nenhum investimento. Como dissemos anteriormente, a plataforma do Instagram, na nossa opinião, é gente se conectando com gente, não há necessidade de muita coisa. Utilizamos como equipamento de trabalho alguns celulares, um tripé, e uma luz para não destorcer a cor do produto, e muita alegria e descontração para nos conectarmos com pessoas, pois, na nossa opinião esta plataforma de venda precisa de um influenciador, ou seja, gente lidando com gente, que é sem dúvida o que mais sabemos fazer, pois estamos no mercado há mais de 27 anos”, ressaltou Fabiana. 

Com o sucesso da primeira Live, conseguindo um número bom de venda, o que as empresárias classificam como consequência de um bom trabalho na apresentação dos produtos, a Kaju fez outros eventos, com a participação de público cada vez maior, com uma média de 750 pessoas por live, o que as empresárias, Juliana e Fabiana, afirmam ser a credibilidade que os clientes têm com a loja Kaju. 

Com essa forma de venda, Juliana informa que além de vender produtos para consumidores de Batatais, nas Lives também teve compras de outras cidades da região e até de outros estados. Com o sucesso obtido na nova ferramenta, outras empresas de Batatais estão acompanhando essa tendência de vendas por Lives, como a Ponto A Calçados, Popimar, JP Modas, Monica Modas, Queda Livre, Ferônia, Bazaar, Planeta Pé, Cuca Baby Kids, Capim Limão, Nova Griff, Andreia Ribeiro, Stilly Calçados, Vest Lar, Relojoaria Rizzato, Lizote, Cecilia’s, Kilão Modas, VTN, Dezire, Lili Lingerie, Descendo a Ladeira, Cayro Bolha Azul, MG Kids e outras lojas. 

“Ficamos lisonjeados por termos sido pioneiras, e a certeza de que a ideia foi boa veio quando todos os principais comerciantes da cidade seguiram exatamente o nosso formato, tendo eles também obtido êxito. Várias empresas fizeram contato com a Kaju para obter informações sobre como fazer as lives e ajudamos todas, inclusive com emprestamos nossa luz que realça as cores no vídeo, tripé, etc.”, informou Juliana. 

De acordo com as empresárias, o que mais as satisfez foram as parcerias com diversos ramos, notadamente, como o setor de gastronomia que as procuraram para que elas ajudassem a divulgar o trabalho, tendo todos obtido notoriedade e êxito com elevação em suas vendas, chegando a acabar certos estoques. 

“Isso nos concedeu ainda mais força e certeza para seguirmos em frente com o formato. Mesmo após o período de isolamento social imposto pelo Covid-19, a Kaju pretende continuar com essa modalidade de vendas, sempre nos reformulando e pensando no momento”, finalizou Juliana. 

Ponto A Calçados 

O empresário José Eduardo Latuf Dau acompanhou a nova tendência de vendas, teve a ideia de fazer a Live Comercial durante uma conversa informal com sua esposa, Cinthya Guimarães, acompanhando e conversando sobre o mundo da moda e o que estava sendo feito em outros países no setor de varejo de vestuário. 

“Durante o confinamento da pandemia, eu e minha esposa ficamos acompanhando o que o mundo da moda vinha fazendo em outros países, como seguidores de algumas grifes internacionais observamos que algumas delas liquidaram seus produtos através das lives. A partir daí montamos esse formato de vender produtos ao vivo, assim como acontece nos moldes de canais de vendas 24 horas de TV”, comentou o empresário. 

José Eduardo informou que a Ponto A Calçados fez seis lives, a primeira sendo realizada no dia 7 de julho, com um bom público e resultado acima da expectativa. “As vendas foram extraordinárias, uma ferramenta muito importante no mundo digital”, ressaltou ele. 

Popimar 

Em entrevista, o empresário Jesus Henderson Mantoanelli, da loja Popimar, disse que observou algumas lojas de Batatais já haviam feito vendas no formato de live com descontos nos valores dos produtos, e achou a ideia muito interessante e decidiu também fazer o evento. 

“Resolvemos fazer a nossa live também, principalmente nesse momento de distanciamento social causado pela pandemia e as vendas em queda. A Popimar já realizou três lives de descontos e faremos a nossa quarta Live no dia 6 de agosto, no feriado do nosso padroeiro, São Bom Jesus da Cana Verde. Os resultados são muito bons para todos. De um lado os nossos clientes são agraciados com preços incríveis nos produtos que eles tanto gostam e já conhecem a qualidade, e do outro estamos nós lojistas de todos os seguimentos, que conseguimos baixar os nossos estoques, que estavam parados por causa da pandemia, então todos saem ganhando”, disse Mantoanelli. 

Segundo o empresário da Popimar, o modelo de venda por meio de lives veio pra ficar, pois a redes sociais e os aplicativos para celulares têm possibilitado uma nova forma de vender e se relacionar com os clientes da loja e com novos clientes. “Acho que então será como dizem os especialistas! O nosso novo normal”, finalizou Jesus Henderson Mantoanelli. 

JP Modas 

A empresária Eliana Fernandes, da loja JP Modas também adotou a novidade como ferramenta de vendas, realizando até o fechamento desta edição do Jornal Empreenda quatro eventos. Eliana comenta que a ideia surgiu de forma natural, com a aproximação da data em que realizava promoções para seus clientes. 

“Nós sempre realizamos um Feirão de Roupas e Calçados da loja, nessa época do ano. A primeira Live teve objetivo de colocar os produtos à venda, uma vez que estávamos impedidos de realizar o Feirão presencial. Deu tudo tão certo que não paramos. Quero agradecer a todas as pessoas que estão nos prestigiando”, disse Eliana. 

Das quatro lives realizadas, uma foi especial, sendo focada no público infantil. A JP Modas informou que já está preparando outras, com novidades, prêmios e interação com o público que cresce a cada edição. 

“Os resultados das lives foram muito além das nossas expectativas, pois o engajamento é grande, demonstrando que as pessoas gostaram desse formato, onde economizam comprando pela telinha do celular. Acredito que é um formato que veio para ficar, pois queremos continuar com as lives pontuais, mesmo após a abertura normal do comércio. 

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