As lojas do comércio de Marília estão animadas com as vendas para o Dia das Crianças, esta semana, com a celebração da data na quinta-feira, dia 12, quando se comemora também o feriado religioso nacional, em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, de acordo com o presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, Adriano Luiz Martins, em virtude de observar que as intenções de comprar presentes para as crianças cresceu neste ano de 2023, de acordo com recente pesquisa desenvolvida pela Associação Comercial de São Paulo, que serve de parâmetro para todo o Brasil, por concentrar o maior número de lojas e consumidores na América Latina, na capital paulista. “No ano passado, 82% dos brasileiros presentearam alguém no dia 12 de outubro” apontou o dirigente. “Neste ano, 89% afirmam que darão presentes. Inclusive, 73% pretendem presentear até três pessoas”, disse animado.
Adriano Luiz Martins considerou a pesquisa interessante em virtude de que 89% dos entrevistados pelos pesquisadores, disseram que pretendem presentear no próximo 12 de outubro. Entretanto, uma curiosidade deste ano é que filhos já não são o principal grupo que receberá presentes. Agora são os sobrinhos que aparecem no topo. De acordo com a pesquisa, o entrevistado respondeu à pergunta: Quem receberá presentes neste Dia das Crianças? E as respostas foram: Sobrinhos: 54%; Filhos: 52%; Afilhados: 32%; Irmãos: 9%; Enteados: 7% e Netos: 6%. “Essa é uma informação interessante para o lojista, afinal, sempre pensávamos que o filho era a prioridade e parece-me que não é bem assim”, comentou o dirigente ao ampliar o leque de opções para as vendas, nesta data importante considerada entre as melhores do ano ao lado do Dia das Mães, Namorados e Pais.
Outra diferença em relação ao Dia das Crianças passado está na escolha do presente. Itens de vestuário, calçados e brinquedos educativos cresceram em importância neste ano, enquanto a maioria dos produtos habituais mantiveram-se constantes. Eletrônicos como smartphones (12%) e jogos para videogame (17%), por exemplo, sequer apresentaram alteração. Presentes que ganharam prioridade em 2023, de acordo com os entrevistados foram: Roupas: 46% (+8%); Brinquedos educativos: 41% (+6%); Calçados: 26% (+5%); Jogos de tabuleiro: 18% (+4%). A pesquisa mostra ainda que 43% dos interessados ainda irão às compras nas duas semanas que antecedem o Dia das Crianças 2023. “O que também faz com que o lojista se prepare nesta data importante”, alertou.
O dirigente da associação comercial de Marília alerta para outro detalhe do comportamento do consumidor. Entre os respondentes da pesquisa, 44% pesquisarão preços em marketplaces, 44% em lojas de brinquedos, 43% em sites de buscas, 37% em sites de comparação de preços, 31% em lojas de roupas, entre outros canais. Ou seja, há uma mescla muito nítida de procura de on-line e off-line. “Daí a importância do lojista diversificar as formas de vendas”, ensinou ao lembrar que os orçamentos maiores, acima de R$ 1 mil, estão reservados sobretudo para computadores, smartphones e aparelhos de videogame. Na outra ponta, quem pretende gastar até R$ 50 busca principalmente por bolas, doces, livros, gibis e revistas. Na comparação com 2022, 59% dos interessados pretendem manter os gastos, enquanto 32% devem aumentar e apenas 9% vão reduzir. “Isso quer dizer que o comércio pode esperar o crescimento das vendas no Dia das Crianças 2023”, garante Adriano Luiz Martins.