O cinco vezes vereador pela Câmara Municipal de Marília, Marcos Custódio, esteve reunido com parte da diretoria da Associação Comercial e de Inovação Marília, dentro do programa de recepção aos 17 vereadores eleitos pela 21ª Legislatura da Câmara Municipal, para o período 2025-2028. “Estamos recebendo em nossa sede todos os vereadores eleitos para que nos conheçam e para que nós passemos a conhece-los melhor”, explicou o presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, que tem se surpreendido com as visitas e encontros já realizados. “É bacana conversar com pessoas que estão com o mesmo propósito que o nosso”, falou ao avaliar como super positivos os encontros já realizados e ansioso para os que irão acontecer. “Todos serão convidados indistintamente, e não temos pressa”, falou.
O vereador pelo PSDB, Marcos Custódio esteve na sede da associação comercial e por um bom tempo, teve oportunidade de demonstrar toda a experiência como vereador, explicando e orientando os dirigentes da entidade anfitriã sobre os procedimentos internos da Câmara Municipal, bem como esclarecendo algumas dúvidas sobre a questão do regimento interno e os trâmites do Poder Legislativo. “Foi uma verdadeira aula”, destacou Carlos Francisco Bitencourt Jorge que é do segmento acadêmico na categoria de mestre e entende bem sobre o assunto. “O Marcos Custódio é uma liderança nata e de um poder de conhecimento específico muito interessante”, disse José Augusto Gomes, superintendente da associação comercial que acompanhou todo o encontro e fez diversos questionamentos. “Ele falou coisas que desconhecíamos sobre os procedimentos da Câmara Municipal que muito nos ajudarão”, reconheceu o dirigente mariliense.
As questões sobre a atualização do Código de Posturas do Município, bem como a parte tributária que envolve diretamente os empreendedores de Marília, e até mesmo a delicada situação sobre o chamado “Natal Iluminado”, o vereador Marcos Custódio explicou como pode e deve ser o trâmite, sem que haja debates, discussões, celeumas ou qualquer tipo de mal estar. “É só procurar seguir as regras, as normas, o regimento e as leis disponíveis”, disse o advogado e vereador desde 18ª legislatura em 2013, porém, estreou na Câmara Municipal em 2011, com a renúncia do ex-vereador Amadeu de Brito. “Ele conhece muito bem o funcionamento da Câmara Municipal e nos orientou sobre diversas questões que serão tratadas diferentemente e evitaremos muito a burocracia”, comentou José Augusto Gomes surpreso com alguns detalhes apresentados pelo visitante. “Parece que é complicado, mas não é tanto assim”, disse.
Marcos José Custódio é nascido em Osasco. É casado com Telma Cristina Vilela da Costa Custódio, com três filhos: Natália, Guilherme e Amanda. Foi eleito suplente de vereador para a Legislatura de 2009 a 2012, com 1190 votos, pelo Partido Socialista Cristão (PSC). Tomou posse como vereador na Câmara Municipal de Marília no dia 7 de fevereiro de 2011, em decorrência da renúncia do ex-vereador Amadeu de Brito, protocolada na edilidade no dia 12 de janeiro de 2011. Foi reeleito vereador para a 18ª Legislatura, 2013/2016, com 2.046 votos, ainda pelo PSC. Reeleito novamente vereador para a 19ª Legislatura, 2017/2020, com 1.889 votos, pelo Partido Social Cristão. Na reeleição como vereador para a 20ª Legislatura, 2021/2024, com 2.130 votos, já pelo novo partido o Pode, sendo o sexto candidato a vereador mais votado. Para a 21ª Legislatura, 2025/2028, foi reeleito mais uma vez, a quinta, com 1.800 votos, agora pelo Partido PSDB, sendo o décimo candidato a vereador mais votado.