O presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, e o superintendente da entidade mariliense, José Augusto Gomes, estiveram na sede da Associação Comercial e Industrial de Tupã, recepcionados pela presidente Tatiane Evaristo e da vice Sueli Rocha, quando reforçaram as intenções de realizarem um intercâmbio de gestão e serviços. “Passamos por um momento de reformulação e queremos acompanhar modelos de gestão e de trabalho modernos para transformar nossa entidade em uma prestadora de serviços”, disse a presidente da associação comercial tupãense, que assumiu a diretoria recentemente e vem procurando atualizar o sistema até então utilizado na entidade. “Marília tem servido de modelo para diversas ações para associações comerciais de todo o Brasil, e será muito bom ter Tupã mais próximos de nós”, falou o dirigente mariliense ao colocar toda a infraestrutura mariliense atual à disposição da diretoria de Tupã.
Segundo Carlos Francisco Bitencourt Jorge é importante que todas as associações comerciais estejam alinhadas dentro da realidade própria. “Acredito que muitos dos modelos que utilizamos poderão ser adaptados para a realidade de Tupã de forma rápida e prática”, disse José Augusto Gomes que vem fazendo este tipo de intercâmbio com diversas associações comerciais do interior paulista e de outros estados. “Não somos concorrentes e sim parceiras”, falou o dirigente que recentemente realizou um treinamento específico na sede da associação comercial de Marília sobre o departamento comercial de uma entidade associativa. “A informação é o nosso maior equipamento”, falou ao oferecer capacitação específica para executivos e funcionários de associações comerciais de diversas cidades próximas.
Com mais de 30 serviços criados para a classe empreendedora, a associação comercial de Marília vem procurando se modernizar e acompanhar as tendências do varejo em geral. “Precisamos oferecer alternativas de crescimento, segurança financeira, modelos de gestão e muita criatividade aos nossos associados”, disse Carlos Francisco Bitencourt Jorge, autor do livro “Gestão do conhecimento e inteligência competitiva”, quando estudou formas de como integrar modelos e criar valor organizacional. “Fiz um estudo sobre o comportamento das associações comerciais e, com base no que estudei e venho percebendo da associação comercial de Marília, é possível auxiliar as demais com sugestões, ideias, propostas, comprometimento e demais ações que venham a melhorar o desempenho delas”, comentou o dirigente que vem visitando de forma constante e frequente cada associação comercial da região da do centro-oeste paulista, como forma de estímulo na gestão de cada instituição.
Na opinião da presidente da associação comercial de Tupã, a proposta é relevante e será utilizada. “Precisamos ganhar tempo evitando experiências, tentativas e risco desnecessários”, disse a dirigente tupãense. “Vamos aproveitar as ideias bem sucedidas e adaptar para nossa realidade, e criar o nosso próprio modelo, com base já consolidada”, disse Tatiane Evaristo. “Isso fará com que melhoremos a performance da nossa associação comercial”, acrescentou Sueli Rocha que também participou do encontro. “Será preciso fazer um trabalho interno e externo ao mesmo tempo”, ressaltou a vice-presidente da diretoria de Tupã, ao perceber a necessidade de mudanças organizacionais. “Teremos que colocar nosso pessoal dentro destes novos desafios”, falou animada a presidente Tatiane Evaristo e satisfeita com o intercâmbio a ser realizado.