Em um cenário de constantes mudanças, principalmente na economia, diversas empresas buscam alternativas e estratégias eficazes para crescer.
Independente do tamanho do negócio, com o aumento do uso das tecnologias e, principalmente das redes sociais, o marketing digital é um grande aliado para os empreendedores conquistarem bons resultados.
Segundo especialistas, ele pode trazer muitas vantagens para as empresas, seja no crescimento, alcance e visibilidade.
Como funciona o marketing digital?
É um conjunto de estratégias que visa a associar valor às marcas, serviços e produtos, além de identificar e satisfazer as necessidades dos consumidores. O marketing digital não é somente conquistar novos clientes, mas sim, fidelizar.
O fato é que as pessoas estão cada vez mais conectadas, seja por smartphones, computadores, tablets, entre outros meios. Desta forma, através desta ferramenta, é possível que a empresa se aproxime do seu público-alvo, criando um relacionamento mais amplo com o consumidor.
Para Rodrigo Figueiredo, diretor da Verbo Comunicação, empresa parceira da Associação Comercial de Sorocaba, diversos fatores constroem o sucesso dos negócios. “O marketing digital, aliado especialmente a vendas, é um dos principais pilares nesta construção”, considera.
Segundo a ComScore, que mede a audiência digital, o brasileiro passa em média 4h por dia consumindo conteúdo no celular. Portanto, as empresas devem se comunicar nas plataformas e meios onde o consumidor está.
“A questão é: como construir um conteúdo para que a minha marca seja relevante nesta enxurrada de notícias que as pessoas recebem hoje em dia? O empreendedor deve sempre lembrar que o marketing digital é só um canal pelo qual as pessoas recebem informação. Uma ferramenta, por mais poderosa que seja, sem gestão e planejamento, não é capaz de construir relevância e conexão com as pessoas”, avalia Figueiredo.
Erros comuns
Rodrigo pontua os erros mais comuns que os empreendedores cometem em relação ao marketing digital:
- Acreditar que a ferramenta sozinha, sem gestão, resolve o problema de marketing digital.
- Acreditar que os posts orgânicos, sem nenhum tipo de investimento financeiro, vão ter um bom alcance. A era romântica do Facebook (e também do Instagram) acabou. Sem investimento financeiro, um post deve alcançar no máximo, 1% da base de fãs da página.
- Falta de planejamento para usar as ferramentas. O empreendedor deve ter claro qual o objetivo e determinada ação nas redes sociais deve atingir, em quanto tempo e quais as métricas que ele deve avaliar para saber se foi bem sucedido ou não.
A busca por conhecimento
A Associação Comercial de Sorocaba oferece aos seus associados consultoria de marketing digital gratuita. Os interessados, devem agendar um horário pelo telefone (15) 3331-1003. Mais informações podem ser obtidas no site www.acso.com.br
Sobre a Associação
A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio regional e o desenvolvimento nacional, além de representar seus associados. O quadro associativo da entidade reúne empresários representantes de todos os setores da economia, tais como: industriais, comerciantes, agropecuaristas, prestadores de serviços e profissionais liberais, de todos os portes.
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