Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

“Medidas econômicas vão beneficiar as pequenas e médias empresas”, afirma Bertaiolli em Encontro Regional

Notícias 27 de agosto de 2019

Durante o Encontro Regional na Região Administrativa 03 (RA 03), realizado na manhã desta terça-feira (27/08), no auditório da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), o vice-presidente da Facesp e deputado federal, Marco Bertaiolli, afirmou que as medidas econômicas recentemente adotadas “vão beneficiar os consumidores e as pequenas e médias empresas”. 

“O pacote de políticas públicas implantado pelo setor econômico do Governo Federal, entre elas destaco o Cadastro Positivo e a MP da Liberdade Econômica, vão tornar mais justa a relação do consumidor com o mercado de crédito e vai possibilitar que o brasileiro não tenha essa enxurrada de burocracia para empreender e abrir um negócio”, afirmou Bertaiolli. 

Para uma plateia formada por empreendedores de toda a região do Alto Tietê, o vice-presidente da Facesp afirmou que com o Cadastro Positivo, que começa a valer a partir do mês que vem, os juros vão cair. “Atualmente, os juros são calculados levando em conta uma avaliação coletiva. A partir de setembro, eles serão individualizados”, contou. 

Bertaiolli explicou que os consumidores que tiverem um score positivo poderão negociar as taxas. “O Cadastro Positivo vai criar uma competição nos juros. Enquanto uma loja vai oferecer uma determinada porcentagem, a concorrente terá que anunciar um índice menor”, disse. 

Vice-presidente da Comissão Especial do Congresso Nacional, formada por senadores e deputados que analisou a MP 881/2019, que trata da Liberdade Econômica, Bertaiolli afirmou que, pela primeira vez, o governo publica normas que beneficiam diretamente as micro e pequenas empresas. “Passamos a ter um regramento que distingui quais são as atividades de baixo impacto, aquelas que podem ser iniciadas amanhã, sem burocracia e sem que o governo crie normas que prejudiquem que deseja ter uma fonte de renda e gerar emprego”, avaliou.  

A Facesp tem realizado uma série de Encontro Regionais para levar informações aos empreendedores e esclarecer as dúvidas dos empresários sobre o Cadastro Positivo. “A Associação Comercial foi protagonista no processo que resultou na aprovação do projeto e, agora, precisa ser a grande responsável por multiplicar as informações desta iniciativa que trará grandes benefícios ao mercado consumidor”, afirmou o superintendente da Facesp, Natanael Miranda. 

Para o presidente da ACMC, Marco Zatsuga, a aplicação das medidas apresentadas no Encontro Regional têm potencial para acelerar o ritmo de recuperação da economia, a partir do momento que reduz a burocracia para novos negócios e, principalmente, facilita o acesso dos consumidores ao crédito. “Há uma expectativa de aumento dos consumidores aptos a entrar no mercado, com liberação de crédito rápido e redução dos juros. Com mais dinheiro em circulação e menos burocracia, existe um estímulo também para novos empreendimentos”, ressaltou Zatsuga.

 

 

Mais informações:

Cleber Lazo            

Assessoria de Imprensa Facesp

cleber.lazo@facesp.com.br

(11) 3180-3539

 

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 55 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE