As vendas on-line de micro e pequenas empresas brasileiras registraram crescimento de 1.200% entre 2019 e 2024, passando de R$ 5 bilhões para R$ 67 bilhões. Os dados são da terceira edição do Dashboard de Comércio Eletrônico Nacional, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com a Receita Federal.
Pela primeira vez, o painel apresenta um recorte específico para empresas do Simples Nacional.
Empresas de médio e grande porte também expandiram suas vendas on-line no período, com alta de 220%, saltando de R$ 49 bilhões para R$ 158 bilhões. Segundo o secretário de Desenvolvimento Industrial, Uallace Moreira, o e-commerce foi impulsionado pela pandemia de Covid-19 e se manteve em ascensão com a recuperação econômica. “Esses números refletem as novas dinâmicas do mercado e o ritmo crescente da economia brasileira”, afirmou Moreira.
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Produtos mais vendidos
O comércio eletrônico brasileiro movimentou R$ 225 bilhões em 2024, crescimento de 14,6% em relação a 2023 e de 311% nos últimos cinco anos. Desde 2016, o setor já negociou R$ 1 trilhão.
Entre os produtos mais vendidos em 2024 estão telefones celulares (4,1%), livros (3,3%) e refrigeradores (2,6%). Já nas micro e pequenas empresas, itens como obras de plástico (2,7%) e complementos alimentares (2,1%) lideraram as vendas.
Desempenho regional
O levantamento também destaca a diversidade regional no comércio eletrônico. No Rio Grande do Sul, o vinho liderou entre os produtos vendidos por empresas do Simples. Já em Goiás, destacaram-se acessórios para tratores, enquanto no Pará, o purê de açaí ocupou o topo das vendas.
O Sudeste concentrou 77,2% das vendas on-line em 2024, seguido pelo Sul (14,1%) e Nordeste (5,5%). A região também lidera nas compras, com 55,9% do total nacional.
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Fonte: Agência Gov | Via MDIC