Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Moradores se queixam de furtos em ruas vizinhas ao Deinter-7 durante reunião do Conseg na ACSO

Notícias 16 de maio de 2024

A onda de furtos em ruas vizinhas ao prédio do Deinter-7 (Departamento de Polícia Judiciária de Sorocaba), localizado no Jardim América, na Zona Sul da cidade, irritou os moradores da região, que cobraram posicionamento das autoridades da segurança pública na noite de quarta-feira (15), durante reunião do Conselho Comunitário de Segurança do Centro (Conseg), realizado no auditório da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO). Estiveram presentes o comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar (PM), capitão Júlio César Aranha, e o comandante operacional da Guarda Civil Municipal (GCM), Régis Alonso.

 

De acordo com os presentes, os bandidos não se preocupam em praticar os furtos em residências que fazem divisa com a sede do Deinter-7. Um deles ressaltou que o mesmo marginal praticou um furto em sua residência e voltou no dia seguinte para completar o serviço. Houve queixa de falta de rondas na região e de policiamento ostensivo.

 

O presidente do Conseg Centro, Hamilton Ferreira, reforçou a necessidade das pessoas participarem do programa Vizinhança Solidária da PM, pois, citou ele, há agilidade no atendimento de ocorrências provenientes dos chamados de quem integra o grupo. “É importante ligar no 190, se identificar e dizer que é do Vizinhança Solidária. Assim, o Copom [Centro de Operações] sabe que se trata de alguém que passou por capacitação e dará as informações precisas para que haja êxito na execução da ocorrência policial”, apontou o capitão Aranha, corroborando a indicação de Ferreira.

 

Com relação aos furtos na região central de Sorocaba, o GCM Alonso destacou a importância da utilização das câmeras de segurança dos estabelecimentos comerciais, que servem para identificar os bandidos que agem pró-impunidade. “Tivemos um caso na Vila Haro, de um cidadão que foi preso e tinha 49 passagens policiais por furto e uma por roubo. Na audiência de custódia, o juiz liberou ele para voltar às ruas, pois a legislação assim o permite. Precisa-se mudar as leis”. O capitão Aranha lembrou que foi com base nas imagens das câmeras de segurança que a PM identificou e deteve um motociclista que circulava à noite pelos bulevares Dr. Braguinha e Barão do Rio Branco empinando sua moto e cometendo infrações.

 

A ACSO reitera a importância das pessoas vítimas de furtos e roubos registrarem os boletins de ocorrência pela Internet, uma vez que a Secretaria de Segurança Pública (SSP) planeja ações com índices de criminalidade por região e, conforme os dados, amplia e reforça o policiamento naquela localidade, a fim de reduzir os atos praticados pelos marginais.

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE