Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Movimento melhora, elevando expectativa dos comerciantes

Notícias 19 de setembro de 2019

Os comerciantes em geral ficaram animados com a elevação de 2,4% nas vendas, somente na primeira quinzena de Setembro, de acordo com o Balanço de Vendas, desenvolvido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que é considerada como parâmetro para o varejo nacional por reunir o maior número de comerciantes e a maior concentração de consumidores na América Latina. “Isso faz com que nós do interior também fiquemos animados”, disse o tesoureiro da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Bastos, Cezar Watanabe, que gostou dos números apresentados pela pesquisa. “É uma tendência que gostaríamos que atingisse a todos, principalmente os empresários da nossa região”, falou o experiente comerciantes bastense. 

Com o mesmo número de dias nos dois períodos (12 dias), a alta foi puxada pelas transações à vista, registradas pelo Indicador do Movimento de Cheques (ICH), que cresceram 4%, enquanto as vendas a crédito cresceram 0,8%, de acordo com o Indicador do Movimento de Comércio a Prazo (IMC), que basicamente contabiliza vendas de móveis e eletrodomésticos. Para a ACSP, o consumidor segue cauteloso com as vendas parceladas, pois o desemprego ainda alto desanima os consumidores, que preferem ter uma reserva. “Entretanto, por curiosidade, a variação dessa mesma quinzena em 2018, foi de apenas 0,6%. Portanto, esse crescimento de 2,4% é muito significativo para um mês que é considerado o segundo mais fraco para o comércio paulistano”, Emílio Alfieri, economista da ACSP. 

De acordo com Emílio Alfieri mesmo sendo preliminar, a medição de 2,4% já é melhor que a média de janeiro – agosto, que foi de 1,8%. Essa melhora veio devido ao crescimento da categoria de roupas, calçados, acessórios e objetos de uso pessoal. O economista destaca os itens ligados à estação, como os de primavera/verão e praia. Ele cita que os dois finais de semana desta primeira quinzena registraram alta no fluxo de veículos para o litoral. “O tempo seco, e os períodos quentes estão deixando o consumidor muito confuso sobre o que comprar”, imagina Cezar Watanabe ao admitir ser difícil definir as estações do ano. “Os períodos de frio e chuvas estão ficando cada vez menores e os intervalos cada vez maiores”, reconheceu o dirigente da associação comercial de Bastos. 

Para a entidade paulistana que faz regularmente pesquisas de comportamento, tanto de consumidores como com lojistas, as promoções dos comerciantes referentes à Semana do Brasil também podem ter contribuído para esses valores. O comércio popular de rua apostou em ofertas e descontos. Além disso, a liberação dos saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) só ocorreu no dia 13/9, quase no fechamento da quinzena. Por essa razão, a expectativa é de que ao longo do mês, esses números possam melhorar. 

VARIAÇÃO MENSAL - Na comparação com as duas primeiras semanas de agosto, o comércio da capital paulista caiu 5,7% em setembro. A redução se deu pelo desempenho do sistema à vista (-17,8%). No entanto, o economista indica que se trata de um desempenho sazonal, uma vez que em agosto, as vendas foram impulsionadas pelo Dia dos Pais. Já no sistema a prazo, houve alta de 6,5%. O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP com amostra fornecida pela Boa Vista SCPC. 

 

#

Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME

Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)

E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br

Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros

Skype: marciomedeiros8020

www.facebook.com/EficazCom

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE