Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

“MP da Liberdade Econômica pode gerar 3,7 milhões de empregos em dez anos”

Notícias 13 de agosto de 2019

Na próxima terça-feira, 13/08, a Medida Provisória 881/2019, que ficou conhecida como MP da Liberdade Econômica,deverá ser votada na Câmara Federal. O Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Antônio Spencer Uebel, idealizador da MP, participou da sessão plenária realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), nesta quinta-feira, 8/8, para falar a respeito dos benefícios que as mudanças podem proporcionar aos empresários.

A sessão plenária foi presidida por Alfredo Cotait Neto, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que lembrou a importância do trabalho realizado por Paulo Uebel para a elaboração da MP.

“É uma honra receber o secretário da desburocratização. Esta é uma excelente oportunidade para que os empreendedores aqui presentes possam trocar ideias sobre a MP 881. Queremos um novo país, sem burocracia para quem trabalha e empreende. Não podemos ter o peso da máquina emperrando o nosso crescimento”, disse Alfredo Cotait, para uma plateia de 100 empreendedores.

Na palestra, Paulo Uebel mostrou números alarmantes, que emperram o desenvolvimento do país.

“O Brasil ocupa a 150ª posição no mundo em relação à liberdade econômica e a 109ª colocação em termos de facilidades para se fazer negócios”.

Caso a MP da Liberdade Econômica seja aprovada na Câmara Federal e depois no Senado, as novas medidas implantadas podem gerar 3,7 milhões de novos empregos em 10 anos e um crescimento de 7% no Produto Interno Bruto (PIB), segundo Paulo Uebel, que toma por base pesquisa realizada pelo Ministério da Economia.

Os principais pontos da MP da Liberdade Econômica são:

1 - Dispensar alvarás e permissões para a abertura e fechamento de empresas de atividades de baixo risco, ou seja, pequenos comércios.

2 - Dar ao trabalhador o direito de trabalhar em qualquer horário e dia que melhor lhe convier, respeitando a legislação trabalhista.

3 – Propiciar a possibilidade de ter decisões administrativas que tratem todos igualmente.

4 - Transformar as empresas digitalmente. A Carteira de Trabalho passaria a ser digital.

5 – A obrigatoriedade de que todos os órgãos públicos fixem prazos para a execução de serviços. Atualmente, os cidadãos são obrigados a cumprir a regulamentação do poder público. A MP vai exigir que haja reciprocidade neste aspecto.

“São medidas que deixam o estado mais técnico, mais eficiente e mais focado em prestar um serviço eficiente ao cidadão”, afirma Paulo Uebel.

Como se trata de uma Medida Provisória, ela será aprovada com a maioria simples, na Câmara Federal e no Senado.

Também compuseram a mesa o Deputado Federal Marco Antonio Bertaiolli, vice-presidente da Facesp; George Pinheiro, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB); Walter Iioshi, presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), e Abdo Antonio Hadade, vice-presidente da ACSP.

FOTO WLADIMIR MIRANDA/Diário do Comércio

Link da reportagem no Diário do Comércio

https://dcomercio.com.br/categoria/leis-e-tributos/mp-da-liberdade-economica-pode-gerar-3-7-milhoes-de-empregos-em-dez-anos

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE