Mais de 1.300 empresários participaram, nos dias 16 e 17 de agosto, do 16º Congresso Empresarial da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), realizado no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Nas duas noites, os participantes assistiram a três palestras e um pocket show apresentado por Luiza Possi, com o tema “Mudanças”. O evento uniu conteúdo, conexão, arte, networking, cultura e engajamento.
A temática foi escolhida pois, segundo o presidente Marcelo Cançado, por meio das mudanças temos a oportunidade de agir, repensar, nos reinventar ou apenas fazer diferente. “A vida nos exige mudanças, sejam elas de hábitos, comportamento ou sentimentos. Mudanças no presente para mudarmos o futuro. As mudanças fazem parte do nosso crescimento e elas surgem para nos proporcionar amadurecimento, expansão do novo, ampliação de visão e, acima de tudo, permitir que nos tornemos mais flexíveis para as adversidades da vida. As mudanças são necessárias”, ressaltou.
O diretor Thiago Salgado complementou a abordagem. “Vivemos em um mundo que está em constante mudança, cada vez de forma mais rápida. E, nos últimos dois anos, conversamos intensamente sobre mudanças na economia, de comportamento, entre tantas outras. Por isso, está muito claro para todos que temos duas escolhas: resistir e não se adaptar ou nos prepararmos para essas mudanças e encará-las como boas oportunidades”, disse.
A temática esteve presente também no palco. Fotos das mudanças da sede da Acipi e suas transições ao longo do tempo fizeram parte do cenário do teatro. “Desde 1933, quando foi fundada como Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Piracicaba, a Acipi tem inovação em seu DNA. Hoje, com 89 anos, ela é referência e a maior associação comercial do interior de São Paulo em número de empresas associadas. Com a construção do novo prédio, que deve ser oficialmente inaugurado no próximo ano, o objetivo é estar entre as cinco maiores do Brasil”, afirmou o vice-presidente Jorge Aversa Jr.
A palavra central do evento virou obra de arte. Além das palestras, a Acipi proporcionou uma experiência diferenciada e inesquecível a todos. Ao serem recepcionados, os participantes puderam desenhar algo que desejassem em telas sobrepostas por um papel branco. Ao final do evento, a surpresa foi revelada. Os quadros viraram, na verdade, oito pinturas com elementos de Piracicaba, que formavam a palavra “Mudanças”, pintadas por Camilo Riani e sua equipe.
Ainda conectado ao tema, o grupo Jazz Company animou a entrada de todos no hall do teatro. O jazz foi escolhido por ser um ritmo não linear e sua maior marca ser a improvisação. A improvisação no jazz é uma das metáforas mais utilizadas em estudos e debates sobre criatividade. O ritmo representa a criação, a experimentação, diante da necessidade de adaptação de cenários.
Palestras
A primeira palestra, “Mudanças na economia e cenários”, com o economista-chefe da XP Investimentos, Caio Megale, apresentou um panorama geral do cenário macroeconômico. O profissional demonstrou, em dados e gráficos, números sobre a taxa de juros, desemprego, PIB, IPCA, Selic, câmbio, balança comercial, entre outas estatísticas fiscais.
Já o publicitário e diretor-executivo do Grupo Padrão, Jacques Meir, falou sobre “Mudanças no varejo” e no comportamento do consumidor. Para ele, os cinco pilares da mudança são comportamento, geração Z, digitalização, liderança e modelos de negócio. Em sua palestra, Meir destacou o papel que os chamados nativos digitais exercem sobre o futuro das empresas, que estão imersas em um mundo Phygital.
Marcelo Veras, presidente do Grupo Unità Educacional, abordou “Mudanças na Gestão de Pessoas”. A frase mais abordada por ele foi “o que nos trouxe até aqui não nos levará ao futuro”, afinal, o líder está em constante transformação. Entre as dicas, Veras citou: autoconhecimento, aprendizagem continuada, mapeamento de competências e desenvolvimento do time, dar o exemplo.
O ápice do Congresso foi o encerramento com a empresária, cantora e compositora Luiza Possi. Em formato de pocket show, ela emocionou a todos cantando músicas de diversas autorias e contando a história de sua vida, seus aprendizados pós-pandemia e reflexões acerca de dinheiro x tempo.
O Congresso foi patrocinado pela Raízen, Sicoob Cocre, Unimed Piracicaba, EMS, Amstà e Cervejaria Leuven. Café Morro Grande, Acisp, Acirp, Acia e Acisb apoiaram o evento.