Mais um planejamento foi apresentado ao Comitê Gestor do Multiplic – Fórum Permanente de Desenvolvimento Econômico e Social de Osvaldo Cruz. Dessa vez, o Multiplic Jovem foi quem destacou suas análises e trouxe objetivos a serem alcançados para 2021/2022.
O grupo, formado por jovens de 18 a 30 anos, já ingressos no mercado trabalho, foram os responsáveis pela construção do planejamento. Matheus Peçan, participante ativo, conta que todo o trabalho teve embasamento nas necessidades dos jovens, assim como nas diretrizes pautadas pelo Multiplic.
“Baseados em fatores, como oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos chegamos à algumas áreas, sendo elas o esporte, negócios, voluntariado, desenvolvimento de carreira. Agora, nós vamos trabalhar para colocar em prática. Tudo o que levantamos neste planejamento, é muito importante, porque focamos realmente no jovem, fizemos algo para gerar valor e contribuir com o futuro, porque é este o objetivo. Temos uma equipe muito boa, que gera debates bastantes diversificados porque cada um possui um conhecimento”, finalizou o jovem.
As quatro áreas definidas pelo grupo, serão implementadas por Câmaras Técnicas, que atuarão em projetos para desenvolver o setor em questão. O Coordenador do grupo, Matheus Nabas afirma que cada ponto foi escolhido a partir de estudos e que cada um fundamenta uma área com grande potencial de crescimento, como ele explica sobre o esporte, por exemplo.
“Para o alcance do objetivo definido como “estímulo da criação de atividades esportivas”, uma das ações pensadas foi, no caso a Câmara Técnica a ser criada, um centro de treinamento. Constatamos que a nossa cidade já foi muito forte em vários tipos de esportes, porém nenhum deles teve continuidade, não enxergamos um histórico sequencial de grandes realizações por um longo tempo. Com base nisso, tivemos a ideia do centro para dar continuidade as atividades. Queremos desenvolver melhor o esporte na cidade, pois temos muitos talentos e referências até nacionalmente”, explicou Nabas.
Este planejamento para o próximo biênio tem grande ênfase no futuro, buscando preparar jovens líderes e proativos, para que não dependam de terceiros para alavancarem suas carreiras. Os jovens precisam mais do que a oportunidade, eles precisam de preparação, conhecimento e incentivo para crescer e é isso que o Multiplic Jovem tem em seu dilema e que ficou explícito na construção do planejamento que irá nortear as ações.
Para o presidente do Comitê Gestor, Drº Cláudio Tonol, o trabalho foi muito bem elaborado e fundamentado e avaliou de forma positiva o que foi entregue.
“Os jovens foram bem diretos nas propostas e justificativas, alcançaram o objetivo de mostrar aquilo que eles esperam e almejam. Os integrantes estão de parabéns, superaram as expectativas do Comitê Gestor e representaram muito bem o segmento da sociedade que eles integram”.
Agora, dando continuidade ao calendário de ações do grupo, eles estruturarão as equipes que irão compor as Câmaras Técnicas e preparar seus membros. Com equipes preparadas e os projetos estruturados, os próximos passos se baseiam na busca de subsídios, parceria e colaboradores.
O Coordenador do núcleo aponta que o papel ativo do jovem será importante e que aquele que deseja mudar seu futuro, será bem-vindo para formar uma corrente do bem. “Os jovens podem esperar do Multiplic Jovem uma melhora contínua. Nada do que será feito irá acontecer do dia para a noite, mas nós esperamos que durante esse processo possamos colher muitos frutos. Esperamos ter jovens mais comprometidos, mais ativos e mais proativos. Que, por meio das câmaras técnicas implantadas, os jovens criem uma corrente, um círculo virtuoso, para que sempre participem e que se tornem uma corrente do bem”.