Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

"Não há a intenção de aumento de impostos para nenhuma categoria", garante o coordenador do grupo de trabalho da reforma tributária

Notícias 21 de junho de 2023


O coordenador do Grupo de Trabalho da reforma tributária na Câmara dos Deputados, deputado Reginaldo Lopes, esteve na CACB na última terça-feira (20) para um jantar com líderes do Sistema de Associações Comerciais do Brasil. Na ocasião, Reginaldo garantiu que o texto da PEC da reforma será apresentado até o fim desta semana.

A afirmativa atende ao anseio do setor de comércio e serviços, aflito com o que pode sair da proposta e preocupado com a velocidade sinalizada pela Câmara para aprovação.

“Ouvimos diversos atores ao longo dessa caminhada e, agora, junto com o corpo técnico da Câmara, estamos escrevendo o texto, que é um pouco complexo e ainda precisa de alguns ajustes”, disse.

De acordo com ele, ainda estão sendo ouvidos alguns setores e se observando o país como um todo, para identificar “fios desencapados” e tentar chegar a um texto que atenda a todos. Esta semana, inclusive, a pedido do presidente da Câmara, Arthur Lira, haverá uma audiência com governadores dos 27 estados para debater o tema.

Muito questionado sobre a transferência de carga entre setores, Reginaldo deixou claro que não há a intenção de aumento para nenhuma categoria. “Se o texto chegar a ser votado e tivermos votos suficientes, certamente é porque vocês também estarão confortáveis com ele”, declarou.

Outra preocupação do setor é com relação ao sistema de cashback, defendido pelo deputado. Ele, no entanto, garante que abriria mão da devolução de impostos para ter a proposta aprovada.

Ele ainda chegou a dizer que, mesmo que aprovado na Câmara, o texto ainda passará pelo Senado, ampliando ainda mais o debate e dando oportunidade para que importantes mudanças sejam feitas.

O deputado federal e presidente em exercício da Facesp, Marco Bertaiolli, também vice-presidente da CACB, afirmou que a reforma terá a intransigente defesa da Confederação no que diz respeito ao não aumento de carga. “Estamos em busca da simplificação do sistema tributário, principalmente no que diz respeito às micro e pequenas empresas”, disse.

Bertaiolli se mostrou confiante de que o será entregue ao País uma reforma que vai destravar a economia.

Já o deputado Sidney Leite disse que é preciso aguardar o texto para entender o que está sendo proposto e, aí sim, “ouvir a todos, fazer uma sintonia fina e se chegar a um consenso”.

Para ter acesso as fotos do evento, clique aqui.

Fonte: CACB // Fotos: Paulo Negreiros

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE