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NRF 2025 aponta tendências para o pequeno comércio

Notícias 21 de janeiro de 2025

A maior feira de varejo do mundo, a NRF 2025, realizada em janeiro, em Nova York, trouxe insights valiosos que indicam caminhos promissores para o pequeno comércio, em um mercado cada vez mais competitivo, desafiador e tecnológico.

E o varejo brasileiro demonstrou que busca por transformação. Com quase 3 mil inscritos, o Brasil teve a maior delegação do evento, mostrando um forte interesse em acompanhar de perto as inovações e os debates sobre produtividade, eficiência operacional, experiência do cliente e vantagem competitiva.

A NRF 2025 mostrou que os varejistas desejam mais do que apenas analisar e conhecer a avalanche de novidades: eles querem implementá-las. E entre os destaques estão tecnologias como um sistema que substitui os tradicionais códigos de barras, e o escaneamento digital do corpo para compras on-line, evitando erros no tamanho das roupas. Apenas dois exemplos das inúmeras inovações que, em breve, farão parte do nosso cotidiano.

O Brasil também brilhou entre os palestrantes. Paulo Corrêa, CEO da C&A, discutiu transformação digital e aumento de performance ao lado de Alberto Serrentino, da Varese Retail. Eduardo Yamashita, diretor da Gouvêa Ecosystem, apresentou estudos sobre os processos de inovação em grandes redes globais. Já a Alpargatas detalhou como explora o comércio online em redes sociais e a relação com diferentes gerações de consumidores.

Lojas físicas em evolução

No passado, a NRF chegou a prever uma crise — e até mesmo o fim — das lojas físicas devido à megatransformação digital. Hoje, o foco é encontrar formas de tornar estes espaços mais atraentes, oferecendo experiências únicas que reforcem a conexão emocional.

Como era esperado, a Inteligência Artificial (IA) foi um dos temas centrais do evento. Presente em todos os pilares do varejo — da atração à fidelização, passando pela operação e cadeia de suprimentos —, a IA promete transformar a forma como varejistas entendem e atendem os consumidores.

Além de personalizar experiências com base nos gostos e comportamentos dos clientes, a tecnologia melhora o atendimento presencial e a gestão de estoques.

CONFIRA OS DESTAQUES DA NRF 2025

Loja física: coração do varejo
Apesar do crescimento acelerado do e-commerce, as lojas físicas continuam sendo o coração do varejo. Espaços bem projetados, integrados com tecnologias, devem surpreender os clientes com experiências únicas e funcionarem como showrooms que fortalecem as marcas.

Inteligência Artificial

Antes restrita a grandes empresas, a IA agora está ao alcance do pequeno comércio. Ela automatiza processos, personaliza experiências e otimiza o atendimento, com exemplos como gestão de estoque em tempo real e recomendações de produtos alinhadas ao perfil do consumidor. 

Atendimento humanizado
A tecnologia automatiza tarefas, mas a conexão humana permanece essencial. Colaboradores bem treinados, empáticos e ágeis na resolução de problemas são indispensáveis para cativar e fidelizar clientes. A IA facilita, mas o toque humano garante uma experiência memorável.

Processos automatizados
Ferramentas como chatbots e sistemas de inventário automatizados aumentam a eficiência e minimizam erros, permitindo que pequenos negócios dediquem mais tempo ao relacionamento com os clientes.

Hiperpersonalização
O uso de IA para criar experiências altamente personalizadas inclui aplicações em dados em tempo real, comunicação customizada e ofertas assertivas. O objetivo é surpreender o consumidor com soluções que ele nem sabia que precisava.

Conquistando gerações
As novas gerações valorizam a autenticidade, a sustentabilidade e a diversidade. Pequenos comércios podem se destacar ao investir em produtos de nicho e experiências integradas.

Redes sociais: vídeos curtos, lives e influenciadores
O social commerce é uma aposta promissora, com estratégias como o uso de influenciadores locais para criar conexões autênticas e lives para impulsionar vendas. Conteúdos breves e diretos têm alto poder de engajamento e fidelização.

Novos meios de pagamento
Agilidade e segurança nos pagamentos continuam sendo prioridade. O comércio deve explorar formas de pagamento inovadoras para atender às expectativas dos consumidores.

Conclusão

A NRF 2025 reafirmou que o pequeno comércio tem cada vez mais espaço para prosperar ao adotar inovações tecnológicas e priorizar a experiência do cliente. A combinação de tecnologia acessível, conexões humanas autênticas e estratégias personalizadas oferece um caminho claro para competir e crescer no mercado.

Fonte: https://nrfbigshow.nrf.com/ | Fotos: Jason Dixson/NRF 

Mais informações: 

Cleber Lazo - Comunicação Facesp | cleber.lazo@facesp.com.br | (11) 3180-3539 / (11) 98340-4952  

SOBRE A FACESP: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 61 anos de existência, é a legítima representante do empreendedorismo e da livre iniciativa, porque ouve e representa as 420 Associações Comerciais espalhadas por todo o Estado. A Rede Facesp corresponde a uma força única, que trabalha em prol do desenvolvimento econômico e da valorização das micro e pequenas empresas.

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