A NRF 2025, maior feira mundial de varejo, que segue acontecendo em Nova York (EUA), traz insights valiosos sobre inovação, experiência do consumidor e o papel da inteligência artificial na transformação dos processos logísticos de compra, venda e entrega de mercadorias. Diretores da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), que participam do evento, destacam diversas propostas observadas durante os encontros.
O presidente da ACSO, Hygor Duarte, enfatiza o impacto das tendências apresentadas por alguns expositores. “A NRF 2025 é um convite a repensarmos o futuro do varejo. As tendências que discutimos aqui não são apenas relevantes, mas transformadoras para o mercado brasileiro. Estamos prontos para trazer essas ideias para Sorocaba, inspirando nossos empresários a inovarem e crescerem”.
Um dos pontos abordados tem sido a questão da proatividade e capacidade de tomar decisões sob pressão, considerada pelos palestrantes como “habilidades críticas”. Hygor ressalta que a principal colocação dentre os conferencistas é que “empresas que promovem a colaboração e o consenso conseguem avanços rápidos e eficazes, destacando-se em cenários competitivos”. Para ele, a jornada do cliente deve ser “circular”, com foco no engajamento pós-compra. Para isso, as estratégias abordadas apontam o “uso de feedback para inovação, comunicação proativa via inteligência artificial e um relacionamento personalizado”.
Conforme os diretores da ACSO, marcas como Disney, por exemplo, têm elevado o varejo a uma jornada emocional, integrando storytelling e cultura aos seus produtos. No ponto de venda, a experiência deve ir além da transação, conectando relevância e conveniência, considerando que a inteligência artificial já lidera a personalização em larga escala, impactando desde a gestão de inventário até a precificação inteligente. “Recomendações personalizadas têm revolucionado a experiência do consumidor”, frisa Hygor.
Exemplos como o da Target mostram que investir em pessoas é “essencial”. Programas de desenvolvimento e liderança, alinhados a uma cultura de cuidado, resultam em maior retenção de talentos e satisfação de clientes. E lojas físicas, como Macy’s e Bloomingdale’s, estão “reinventando” sua abordagem, unindo experiências digitais e presenciais, com serviços personalizados e de luxo no centro dessa transformação.
Por fim, o presidente da ACSO lembra que a Amazon continua como referência em eficiência, utilizando a inteligência artificial e as redes regionais para “oferecer” entregas mais rápidas e a custos reduzidos. “Esse modelo aumenta a frequência de compras e a fidelização do cliente”.
Sobre a Associação
A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.