Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Observatório Social de Franca apresenta relatório quadrimestral

Notícias 09 de outubro de 2019

Evento contou com balanço de atividades e apresentação de ferramenta tecnológica que pode auxiliar o Observatório no controle social

O OSB-Franca (Observatório Social do Brasil, unidade de Franca), apresentou na tarde de ontem seu relatório quadrimestral de atividades. O evento ocorreu na sede da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) e contou com um público de 63 pessoas, dentre elas mantenedores, voluntários, empresários, autoridades e interessados. O encontro também teve a participação do promotor de Justiça do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) de Ribeirão Preto Leonardo Leonel Romanelli e um especialista em tecnologia, Rafael Madureira dos Anjos, que apresentou uma ferramenta de cruzamento de dados capaz de auxiliar os trabalhos do Observatório Social local.

“Trata-se da plataforma Revela Gov. Ela trabalha no cruzamento de dados da administração pública em prol do controle social”, afirmou o coordenador do OSB-Franca, Wilian Karan. “O Revela Gov é capaz, por exemplo, de verificar se os CNPJs de uma licitação aberta são habilitados para firmarem contrato com a prefeitura. Um trabalho que demoraria meses, a partir disso, pode ser feito em questão de segundos.” Já o promotor do Gaeco falou sobre a importância do uso da tecnologia aplicado ao combate à corrupção.

O encontro foi aberto pelo presidente do OSB-Franca, Nilton Colmanetti, que deu as boas-vindas e ressaltou a importância da participação popular no Observatório. “A presença de cada um aqui é muito significativa. Por mais que tentemos fazer deste um ambiente descontraído, estamos todos aqui a trabalho, por um compromisso com a cidade.”

Relatório de atividades

Como prestação de conta de suas ações, a equipe do OSB-Franca apresentou um relatório quadrimestral sobre suas atividades:  envio de ofícios, abaixo-assinado e representação ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado alertando sobre as condições de assinatura de Concessão do Serviço de Transporte Público Urbano; questionamento quanto a locação do imóvel onde funcionava a Incubadora de Empresas da Base Calçadista, há meses desocupado; contestação da dispensa de licitação para contratação de travessias elevadas, por R$ 769.808,33 e representação no Ministério Público após levantamento das despesas com publicidade institucional apresentarem divergências. O OBS-Franca estima que as atividades de controle social, nos últimos 10 meses, tenham gerado uma economia de R$ 7.348.510,36 aos cofres públicos.

Fotos: Nilton Colmanetti, presidente do OBS-Franca, na abertura do evento / Foto geral

-

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE