O relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, demonstrou que a construção civil aumentou o número de ofertas de emprego. A indústria, comércio e serviços fecharam o mês de maio com saldo negativo.
A construção civil, que impulsionou o levantamento do Caged, é um dos setores econômicos mais importantes, devido a geração não só de empregos diretos, mas, principalmente os indiretos, número que cresceu 1,84% em Sorocaba, criando 151 novas vagas. No comparativo de janeiro a maio, subiu 6,84%. Já no ano, houve um acréscimo de 2,03%.
O comércio registrou 1.721 contratações, contra 1.751 demissões, sendo uma queda de 30 vagas, que representam uma ligeira baixa de 0,07%. Entretanto, no último ano obteve um crescimento de 130 oportunidades, resultado positivo devido às contratações para as festas de final de ano.
O setor de serviços foi outro que fechou o mês de maio com resultado negativo. Foram 70 desligamentos, uma queda de 0,08%.
“Esses resultados são reflexo da crise econômica financeira que o Brasil está passando, demonstrado pelos números da indústria. O setor encolheu em 93 vagas em maio, uma queda de 0,18%. Além disso, as indefinições geradas pelo governo em relação às diversas reformas necessárias também interferem nos números”, avalia a economista Carla Giuliani, do setor de economia da Associação Comercial, em parceria com a Esamc Jr.
A economista acrescenta ainda: “O que se pode perceber, é que a construção civil está ensaiando alguns passos tímidos rumo ao crescimento, que deve impulsionar os demais setores ligados a ele. Esperamos que o mês de junho traga novos resultados e que estes sejam positivos”, finaliza.
Sobre a Associação
A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio regional e o desenvolvimento nacional, além de representar seus associados. O quadro associativo da entidade reúne empresários representantes de todos os setores da economia, tais como: industriais, comerciantes, agropecuaristas, prestadores de serviços e profissionais liberais, de todos os portes.
Informações para a imprensa:
Larissa Costa – Assessora de Imprensa
(15) 3331-1003 / (15) 98146-7182 (WhatsApp)
Facebook: /acsorocaba
Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL
Instagram: @acsorocaba
Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba
Twitter: @ComunicaAcso