DO DIÁRIO DO COMÉRCIO
Discutir o papel do professor no contexto da transformação digital, somado a desafios como fake news, emergência climática e desigualdades sociais cada vez mais contundentes, passou a fazer parte da pauta da Faculdade do Comércio (FAC-SP), braço educacional da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), após participar, na primeira quinzena de maio, do V Encontro Internacional de Reitores Universia em Valência, na Espanha.
Integrante de uma seleta delegação de universidades brasileiras, a FAC-SP foi uma das convidadas para participar do evento realizado pelo Santander. Lá, foram discutidas questões como empreendedorismo e inovação, formação de redes e interconexões, mas, principalmente, o papel da universidade e do educador no momento atual, em que inteligência artificial, Big Data, Chat GPT e outras tecnologias competem com os valores humanos.
Instrução e informação as ferramentas digitais já transmitem, e não tem como o professor competir, pois ficará em desvantagem, afirma Wilson Victorio Rodrigues, diretor-geral da FAC, que participou do evento. "No entanto, apesar da inteligência das máquinas, só o professor tem a verdadeira sabedoria, e somente ele pode passar experiência, formação ética, moral e valores socioemocionais e afetivos fundamentais nos dias de hoje, que são as soft skills."
CLIQUE AQUI e leia a reportagem completa.