Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Palestra do Mês da Mulher da Aicita aborda desafios da atualidade

Notícias 21 de março de 2019

 

 

Em comemoração ao Mês da Mulher, pelo dia internacional celebrado em 8 de março, a Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) realizou a palestra intitulada A Mulher e a Descoberta de sua Alma – Empoderamento e Desafios na noite da última quinta-feira, dia 14. 

Cerca de 50 mulheres estiveram reunidas no Auditório Ivan Nunes Simões, da Aicita, na sobreloja do Edifício Inside Corporate, para ouvir as palavras da psicóloga Rosane Donini Arantes e da psiquiatra Ana Carolina Meneghetti. Ao final, houve sorteio e distribuição de brindes de empresas associadas e parceiras.

Universo feminino

A palestra tratou questões relacionadas com o universo feminino que envolveram amor, casamento e novas formas de relacionamento; desejo, sexualidade e ciclos femininos; maternidade; realização pessoal. “Estamos em um movimento cultural de empoderamento, de deixar viver o que não foi vivido”, comentou Carolina.
Sobre sexualidade, o fato de que o corpo humano tem limitações, mas a alma é incensurável. “O desejo é capaz de produzir um sem número de formas de amar e fazer sexo. O ultraje de ontem é a normalidade de hoje”, disseram as profissionais, acrescentando que as mulheres com identidade pessoal mais clara são mais bem resolvidas sexualmente. “As pessoas têm que renovar-se, continuar interessantes, investir em projetos pessoais e levar algo novo para a relação, maior que o sexo”, destacou Rosane.

Também trouxeram a informação de que as mulheres são as mais frequentes nas doenças mentais como depressão e ansiedade, muitas vezes motivadas por submissão, traição e dificuldade de identidade pessoal. Por fim, tudo está em constante evolução. “Não há motivos para se imaginar que o ser humano está em forma definitiva”.

Aprendizado

Yvone Igarashi, diretora da Aicita, esteve presente e comentou que este é um assunto muito inovador. “Interessantíssimo. Tínhamos três gerações e para mulheres conservadoras, toda a evolução não é facilmente aceitável. Mas é um aprendizado maravilhoso e bom para se valorizar. Porque falta muito o que não tivemos no passado e hoje está florescendo. É uma evolução para abrir a cabeça da mulher. É uma esperança para a gente. Acho que um tema supermoderno e necessário. Adorei”, declarou.

Na entrada da palestra, as participantes doaram fralda geriátrica para a Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer de Itatiba, que contou com duas representantes no evento. “Achei a palestra muito produtiva e esclarecedora para os dias de hoje. Foi um calmante, por mostrar que não estou errada em querer me impor, mostrar o que penso, em dizer não. Deu para acalmar os pensamentos. Às vezes a gente precisa ouvir isso para ter coragem e colocar para fora”, opinou a administradora Mari Silvano. “A gente impõe mais hoje. Ninguém fica muito calado. E põe as vontades que a gente quer”, completou a voluntária Marcia Fontana.

Tatiana Rostaiser Petti
Assessora de imprensa
Associação Industrial e Comercial de Itatiba - Aicita
(11) 99456-8833
imprensa@aicita.com.br

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE